Laurence Fishburne relembra de quando foi esnobado em Matrix 4: 'Ofereci meus serviços'
Nos três primeiro filmes, ator se destacou como Morpheus, cujo destino foi revelado em game RPG online, descrito como continuação canônica da trilogia
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 05/04/2025, às 12h18
Apesar de ter uma das atuações mais memoráveis nos três primeiros filmes de Matrix, Laurence Fishburne não foi convidado para reprisar o papel de Morpheus em Matrix Resurrections, lançado em 22 de dezembro de 2021 nos cinemas brasileiros.
Em entrevista ao The View para promover o filme The Amateur, que estreia na próxima quinta, 10, no Brasil, o artista foi questionado se ele retornaria para algum novo projeto de Matrix - já que Morpheus não apareceu na última entrada.
"Depende das circunstâncias — quem está envolvido, quão bem o roteiro foi escrito, se eles me oferecem. Porque, você sabe, eu ofereci meus serviços para o quarto Matrix, e eles não responderam bem", explicou.
Então, ei, não é como se eu não tivesse dito: 'Oh, eu gostaria de oferecer meus serviços'. Eu disse. Por alguma razão, isso não aconteceu. Ok. Mas essa é a verdade. Então veremos.
Laurence Fishburne reveals on 'The View' that he offered to be in the fourth 'Matrix' movie and "they didn't respond well to that." pic.twitter.com/uTKH5agNl5
— The View (@TheView) April 3, 2025
Matrix 4: Jogo da franquia explica o motivo de Morpheus não estar no filme
Quando Matrix Resurrections, quarto filme da franquia estrelada por Keanu Reeves, foi anunciado, diversos fãs sentiram falta da presença de Laurence Fishburne, intérprete de Morpheus, no elenco. No entanto, segundo CBR, um jogo de 2005 explica a ausência do personagem.
Conforme o site explicou, um evento polêmico sobre o destino de Morpheus apareceu em The Matrix Online, game RPG online, continuação canônica da trilogia de filmes. As irmãs Wachowski deram bênção ao jogo e definiram a produção como extensão sancionada do universo cinematográfico.
Embora Morpheus apareça no início da história, o personagem encontra um fim violento. No "Capítulo 1.2," as Máquinas se recusam a dar os restos mortais de Neo para Morpheus. Consequentemente, o personagem conduz ataques terroristas coordenados para revelar o código oculto da Matrix para toda a humanidade testemunhar. No entanto, as ações fazem integrantes da simulação verem o código - e isso culmina em histeria em massa.
Com intuito de afetar Matrix, Morpheus planta uma bomba de código, também conhecida como bomba lógica, na estação de tratamento de água de Rumbaar. Logo depois, descobre que um programa chamado Assassin assumiu a forma de uma misteriosa figura mascarada e o persegue.
Morpheus consegue escapar, mas Assassin distorce o código da Matrix, e consegue emboscar o personagem ao surgir de uma abertura de parede. Pego de surpresa pelo vilão, Morpheus aparentemente morre devido a vários ferimentos a bala.
+++LEIA MAIS:Matrix 4: O que música do trailer diz sobre o filme?
+++LEIA MAIS: Por que Quentin Tarantino desistiu de fazer filme sobre Luke Cage com Laurence Fishburne?
+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne revela ter recusado papel em Pulp Fiction por conta da abordagem com a heroína
+++LEIA MAIS: Matrix 4 'não foi tão bom quanto eu esperava', diz Laurence Fishburne
+++LEIA MAIS: Matrix 4: Por que Lilly Wachowski recusou dirigir sequência?