Leonardo DiCaprio questiona se ainda existe ‘apetite’ por salas de cinema
Ator reflete sobre futuro da experiência cinematográfica e pondera se cinemas se tornarão nichos culturais “como bares de jazz”
Giovana Laurelli (@gii_laurelli)
Leonardo DiCaprio está preocupado com o futuro das salas de cinema. Em entrevista ao The Times of London, o ator questionou se “as pessoas ainda têm apetite” por cinemas, e ponderou se as salas “se tornarão silos, como bares de jazz?” A comparação com o jazz surge de uma preocupação do ator da transformação dos cinemas em espaços nichados frequentados apenas por uma audiência mais ferrenha, assim como os bares do gênero.
“Está mudando a uma velocidade vertiginosa”, afirmou DiCaprio sobre a indústria cinematográfica. “Estamos testemunhando uma grande transição. Primeiro, os documentários desapareceram dos cinemas. Agora, os dramas têm um tempo de exibição limitado e as pessoas esperam para assisti-los em plataformas de streaming. Não sei.”
Além dos filmes lançados no presente, o ator se preocupa com o cenário enfrentado por cineastas futuros. “Só espero que pessoas realmente visionárias tenham oportunidades suficientes para fazer coisas únicas no futuro, coisas que possam ser vistas no cinema”, explicou. “Mas isso ainda está para ser visto.”
Em mensagem gravada para o Palm Springs Film Awards, onde recebeu o prêmio Desert Palm Achievement Award por Uma Batalha Após a Outra (20225), DiCaprio reforçou seu amor pelo espaço físico do cinema. O ator relembrou a primeira vez que se apaixonou pela narrativa na tela grande. “Meu pai costumava me levar ao cinema no Vista Theater, em Los Angeles. Eu morava a quatro quarteirões de distância, e hoje o cinema abriga um dos últimos projetores VistaVision do mundo”, afirmou. “Era o cinema do meu bairro, foi lá que senti pela primeira vez o poder do cinema, e sentado naquela sala escura com meu pai, assistindo a algo maior do que eu mesmo, percebi o quão profundamente os filmes podem nos afetar.”
Leonardo DiCaprio accepts his Desert Palm Achievement Award remotely due to air travel restrictions in Venezuela: “Movies are still meant to be experiences together in a theater. Right now, that belief matters more than ever.” pic.twitter.com/sPcxeoqn5s
— Variety (@Variety) January 4, 2026
DiCaprio explicou que o diretor Paul Thomas Anderson optou pelo uso de VistaVision no novo filme, “não por nostalgia, mas por uma crença, uma crença na escala e na textura, e na ideia de que os filmes ainda devem ser vivenciados juntos em uma sala de cinema.”
Em uma fala final de carinho pelo cinema, o ator afirmou: “Agora, essa crença importa mais do que nunca. Filmes originais são mais difíceis de fazer e mais difíceis de proteger, mas os filmes ainda importam. Não o conteúdo, mas o cinema. Histórias feitas por pessoas, destinadas a serem compartilhadas em uma sala escura, em uma experiência coletiva.”
Uma Batalha Após a Outra já arrecadou mais de US$ 205 milhões em bilheteria mundial. Em dezembro, DiCaprio disse ao Deadline que “vai ser uma luta” manter os filmes sendo exibidos nos cinemas. “Este ano parece um dos momentos mais cruciais na história do cinema”, afirmou. “Estamos contra isso, o futuro da experiência cinematográfica, mais do que nunca, eu sinto. Fazer com que as pessoas venham aos cinemas parece cada vez mais um desafio.”
DiCaprio, que manteve seu estrelato aparecendo em dramas de prestígio de cineastas autores como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, quer que a indústria continue apoiando diretores artisticamente orientados. Para a revista Times, o ator também falou sobre o impacto da inteligência artificial na sétima arte. “Poderia ser uma ferramenta de aprimoramento para um jovem cineasta fazer algo que nunca vimos antes”, afirmou. “Acho que qualquer coisa que vai ser autenticamente considerada arte tem que vir do ser humano.”
Uma Batalha Após a Outra é o primeiro projeto de DiCaprio em colaboração com PTA, e rapidamente se tornou uma das grandes promessas da temporada de premiações. No filme, DiCaprio interpreta Bob Ferguson, um revolucionário que luta para salvar sua filha enquanto enfrenta um poderoso adversário e revive seu passado como militante. Além do protagonista, o elenco é estrelado por Benicio Del Toro, Regina Hall, Teyana Taylor, Sean Penn, a cantora Alana Haim e Chase Infiniti. Confira o trailer da novidade abaixo:
+++ LEIA MAIS: Por que Leonardo DiCaprio ‘nunca’ vai querer dirigir um filme
+++ LEIA MAIS: ‘Uma Batalha Após a Outra’, com Leonardo DiCaprio, estreia no streaming
+++ LEIA MAIS: O motivo que fez Leonardo DiCaprio nunca ter reassistido ‘Titanic’
+++ LEIA MAIS: Leonardo DiCaprio diz que obras de IA têm ’15 minutos de fama’ antes de virarem ‘lixo da internet’