Maggie Smith morreu nesta sexta-feira, enquanto Michael Gambon morreu na mesma data em 2023
Atores que marcaram a franquia Harry Potter, Maggie Smith e Michael Gambon, faleceram exatamente no mesmo dia, 27 de setembro, com um ano de diferença entre suas mortes. Nesta sexta-feira (27), Maggie Smith, que interpretou a Professora Minerva McGonagall, morreu aos 89 anos, enquanto Michael Gambon, que deu vida ao Professor Dumbledore, faleceu em 2023, aos 82 anos.
Os dois atores dividiram a tela em quatro filmes da saga: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Gambon entrou para o elenco após a morte de Richard Harris, que interpretou Dumbledore nos dois primeiros filmes.
A carreira de Maggie Smith brilhou muito antes de Harry Potter. Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1969 por sua performance como Jean Brodie em Primavera de uma Solteirona, uma adaptação dirigida por Ronald Neame. Exatamente 10 anos depois, em 1979, Smith venceu outro Oscar, desta vez como Melhor Atriz Coadjuvante, por Califórnia Suite.
Michael Gambon, por sua vez, além de seu papel icônico como Dumbledore, teve uma longa e prestigiada carreira no teatro, na TV e no cinema. O ator destacou-se em filmes como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e O Discurso do Rei. Na televisão, ganhou diversos prêmios por séries comoThe Singing Detective.