POLÊMICA

Mary Poppins recebe nova classificação indicativa 60 anos após lançamento

Filme recebeu classificação para maiores de 14 anos por conter linguagem discriminatória referente a tribo indígena da África do Sul

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Mary Poppins recebe nova classificação indicativa 60 anos após lançamento (Foto: Divulgação/Disney)
Mary Poppins recebe nova classificação indicativa 60 anos após lançamento (Foto: Divulgação/Disney)

Sessenta anos após o seu lançamento, Mary Poppins, um dos maiores clássicos da Disney, teve a sua classificação indicativa alterada no Reino Unido, pelo British Board of Film Classification (BBFC), por conter linguagem discriminatória.

Antes classificado pela associação como U (Universal ou Livre, em tradução livre), o longa foi reclassificado para PG (Parental Guidance ou Orientação Parental), que quer dizer que os pais precisam avaliar o filme antes de apresentá-lo aos filhos menores de 14 anos.

Segundo informações do Daily Mail, a decisão teria sido feita por conta do termo “Hottentots”, que é usado para se referir à tribo indígnea Khoekhoe, da África do Sul, no filme. Derivada do holandês antigo, a palavra é considerada racista por fazer referência aos sons de cliques presentes na linguagem da tribo, associados pelo termo à gagueira.

Segundo o veículo, “Hottentots” é utilizado duas vezes ao longo do filme, pelo Almirante Boom, vivido por Reginald Owen, em referência ao povo africano. “Compreendemos, pela nossa investigação sobre racismo e discrimação, que uma preocupação fundamental para os pais é o potencial de expor as crianças à linguaem ou comportamento discriminatório que eles possam considerar angustiantes ou repetir sem perceberem a potencial ofensa”, justificou a BBFC ao Daily Mail.

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Mary Poppins