Originalmente, Switch seria interpretada por duas pessoas, mas papel ficou com Belinda McClory
Em Matrix (1999), filme dirigido por Lana e Lilly Wachowski, quase todos os personagens usam a roupa inteira preta, mas Switch, interpretada por Belinda McClory, ostenta um estilo visual que difere bastante dos outros: ela usa branco.
Segundo informações do Screen Rant, Switch se veste toda de branco em vez do preto padrão porque a personagem projeta a dualidade da natureza dele, a qual foi originalmente planejada em Matrix - em inglês, "switch" significa "troca." Na verdade, o detalhe escondido no simbolismo do filme (como a pílula vermelha e azul) mostra como as Wachowskis tinham muito mais em mente.
Ao fazer o teste para Matrix, Belinda McClory pensou ser algo para apenas metade da personagem. Originalmente, Switch foi feita para ser interpretada por atores andróginos, e o papel seria dividido em dois. Por conta da interferência da Warner, essa ideia não saiu conforme o plano das diretoras.
Assim, a divisão de McClory no papel foi representada pela cor branca entre a imensidão de roupas e uniformes pretos. Essa escolha artística indica a atenção das criadoras de Matrix dada aos personagens. No final das contas, Switch destaca um ponto crítico na ideia do filme sobre a autoimagem.
+++LEIA MAIS: Por que Nicolas Cage recusou papéis em Matrix e Senhor dos Anéis?
Notavelmente, Switch se destaca da nave Nabucodonosor com cabelos loiros descoloridos, enquanto todos os outros têm cabelos escuros, mas existem outros detalhes. Por exemplo, para retratar os dois lados da personagem, a atriz seria interpretada por um ator quando estivesse no mundo real.
No entanto, como a Warner posteriormente modificou a ideia inicial, Belinda McClory desempenhou papéis femininos dentro e fora da Matrix. Ao explorar o motivo de não chegar ao corte final, Lilly Wachowski explicou de maneira direta: "O mundo corporativo não estava pronto para isso."
+++LEIA MAIS: Irmãs Wachowski leiloam itens de Matrix e Sense8 em benefício a jovens trans
Lilly Wachowski considera o enredo do filme Matrix uma alegoria trans, então Switch foi a personagem perfeito para cumprir a visão inicial das irmãs. Antes de uma morte prematura, suas últimas palavras ecoaram: "Não assim," e isso tornou o papel pretendido dela mais comovente.