Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / MUBI

'Meu Amigo Robô', animação indicada ao Oscar, chega ao streaming

Premiada no Festival de Annecy, animação retrata a amizade entre um cão solitário e um robô, na Nova York dos anos 1980

Redação Publicado em 16/09/2024, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)
Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Meu Amigo Robô, do diretor e roteirista espanhol Pablo Berger, chegou à MUBI! Multipremiado em festivais internacionais, o filme indicado a Melhor Longa-metragem de Animação no Oscar 2024 já está disponível na plataforma.

Meu Amigo Robô (Robot Dreams)é uma adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome de Sara Varon, lançada em 2007, sobre a amizade entre um cão solitário e um robô comprado pelo correio. O filme, que estreou mundialmente no Festival de Cannes 2023, traz um olhar colorido, afetuoso e nostálgico sobre a cidade de Nova York da década de 1980.

Quarto longa-metragem e primeira animação de Pablo Berger, Meu Amigo Robô retrata uma história divertida e tocante. Sem a utilização de diálogos, o filme conta com a emoção e expressividade das cenas, garantidas pelo diretor de animação Benoît Féroumont e pelo diretor de arte José Luis Ágreda.

Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Premiada nos festivais de Annecy e SITGES, e exibida na Mostra SP, BFI London, entre outros, a animação se destaca ainda pela trilha sonora, que inclui "September", do Earth, Wind & Fire — uma das músicas favoritas de Pablo Berger. Em entrevistas, o diretor admitiu que o filme também presta homenagem a clássicos do cinema como Kramer vs Kramer (1979) e Taxi Driver (1976).

Meu Amigo Robô (Foto: Divulgação)

Sinopse

Cachorro mora em Manhattan e está cansado da solidão. Um dia, ele decide construir um robô para lhe fazer companhia. A amizade entre eles floresce, tornando-os inseparáveis. Com muita tristeza, Cachorro é obrigado a abandonar o Robô na praia numa noite de verão. Será que voltarão a se encontrar?

Sobre o diretor

Pablo Berger nasceu em Bilbao, na Espanha, em 1963. Dirigiu o curta-metragem Mama (1988) e os longas Da Cama Para a Fama (2003), Abracadabra (2017) e o drama Branca de Neve (2012), vencedor do prêmio do júri no festival de San Sebastián. Em suas produções, acredita no poder do humor para abordar temas sensíveis.