CURIOSIDADE

Michael B. Jordan alcança feito raro na história do Oscar após indicação por ‘Pecadores’

Ator foi indicado à categoria de Melhor Ator por sua atuação dupla como os irmãos gêmeos Faísca e Fuligem

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Michael B. Jordan alcança feito raro na história do Oscar após indicação por 'Pecadores' (Divulgação/Warner bros.)

A indicação de Michael B. Jordan (Creed: Nascido Para Lutar) ao Oscar 2026 de Melhor Ator por Pecadores, longa de Ryan Coogler (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) marcou um feito raríssimo na história da Academia. O ator se tornou apenas o terceiro indicado ao prêmio de Melhor Ator por interpretar gêmeos idênticos em um mesmo filme.

No longa, B. Jordan vive os irmãos gêmeos Elijah “Smoke” e Elias “Stack” Moore (no Brasil, Fumaça e Fuligem), personagens centrais de uma narrativa ambientada no sul dos Estados Unidos nos anos 1930, que mistura terror, drama e comentário social. A performance dupla foi amplamente elogiada pela crítica pela clareza na construção de personalidades distintas, mesmo com aparência idêntica.

Um clube extremamente seleto

Antes de Michael B. Jordan, apenas dois atores haviam alcançado esse feito no Oscar:

  • Nicolas Cage, indicado ao Oscar de Melhor Ator por Adaptação (2002), no qual interpreta os irmãos gêmeos Charlie e Donald Kaufman — um roteirista neurótico e seu contraponto mais confiante e ingênuo. A atuação é considerada uma das mais inventivas de sua carreira.

  • Lee Marvin, que venceu o Oscar de Melhor Ator em 1966 por Cat Ballou. No faroeste cômico, Marvin interpreta dois personagens fisicamente idênticos, mas moralmente opostos: o pistoleiro decadente Kid Shelleen e o implacável vilão Tim Strawn. Até hoje, ele é o único ator a ganhar a estatueta por uma performance dupla desse tipo.

Qual é a história de Pecadores?

Em Pecadores, os irmãos gêmeos Fuligem e Fumaça (B. Jordan) retornam à sua cidade natal, dispostos a deixar as suas vidas conturbadas no passado, para recomeçar do zero. No entanto, a dupla descobre que um mal ainda maior está à espera deles, pronto para recebê-los de volta.

Além de Michael B. JordanWunmi Mosaku Delroy Lindo, o elenco de Pecadores ainda conta com Hailee Steinfeld (Gavião Arqueiro), Jack O’Connell (Ferrari), Jayme Lawson (A Mulher Rei) e Omar Benson Miller (True Lies). Assista ao trailer do longa a seguir:

LEIA TAMBÉM: ‘Pecadores’ se torna o filme com mais indicações na história do Oscar

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Michael B. Jordan, oscar, oscar 2026, Pecadores