CINEMA

Molly Ringwald diz que Clube dos Cinco não deveria ganhar remake: ‘Não representa o mundo de hoje’

Atriz participou do painel de 40 anos do filme e criticou a falta de diversidade do clássico de 1985

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Bruce Glikas/WireImage | Universal Pictures/Getty Images
Bruce Glikas/WireImage | Universal Pictures/Getty Images

Durante a celebração dos 40 anos de lançamento de Clube dos Cinco, a atriz Molly Ringwald afirmou que não acredita que o filme de 1985 deva ser refilmado nos dias de hoje. A declaração foi feita durante o painel Don’t You Forget About Me: The Breakfast Club 40th Anniversary Reunion, realizado na C2E2, convenção de cultura pop em Chicago, no último sábado (12).

Pessoalmente, eu não acredito em refazer esse filme, porque ele é muito datado. Ele ressoa com as pessoas hoje, mas acredito em fazer filmes inspirados por outros, que evoluam e representem o que está acontecendo agora”, afirmou Ringwald, hoje com 56 anos.

A atriz ainda comentou a ausência de representatividade no clássico dirigido por John Hughes: “É um filme muito branco. Você não vê muitas etnias diferentes. Não falamos sobre gênero. Nada disso. E sinto que isso não representa o nosso mundo hoje”.

All 5 Stars of Breakfast Club Reunite for First Time in 40 Years: 'Very Emotional and Moved to Have Us All Together Judd Nelson, Molly Ringwald, Ally Sheedy, Emilio Estevez, Anthony Michael Hall

Clube dos Cinco não 'envelheceu bem', diz Molly Ringwald

Durante o painel, os cinco protagonistas — Molly Ringwald, Judd Nelson, Ally Sheedy, Emilio Estevez e Anthony Michael Hall — se reuniram publicamente pela primeira vez desde o lançamento do filme, em 1985.

Me sinto muito emocionada por estarmos todos juntos”, disse Ringwald no evento.

Em outra declaração, ao The Times, a atriz contou que gostaria de ver produções inspiradas em Clube dos Cinco, mas que sigam por caminhos diferentes: “Gostaria de ver filmes que se inspirem em Clube dos Cinco, mas que levem essa ideia a outro lugar”.

O longa original acompanha cinco adolescentes de grupos sociais distintos — uma “princesa”, um atleta, uma esquisita, um gênio e um delinquente — que passam um sábado juntos de castigo na escola. A dinâmica entre os personagens se transforma ao longo do dia, à medida que compartilham suas inseguranças e histórias pessoais.

Ainda durante a C2E2, o elenco relembrou curiosidades da época das filmagens. Ringwald contou que, mesmo fora da escola para gravar, ela e Hall ainda precisavam estudar no set: “Íamos fazer uma cena na biblioteca e depois estudávamos álgebra com o professor do estúdio. Mas era divertido”.

Os atores também reforçaram que não há planos para uma sequência, em respeito ao legado de John Hughes, falecido em 2009. “Foi algo cogitado e conversado, disse Hall. Mas todos concordamos que não faríamos isso sem o John.”

Em 2024, Molly Ringwald já havia comentado, em entrevista ao jornal britânico The Times, que algumas cenas de Clube dos Cinco não envelheceram bem. “Há coisas que eu realmente amo no filme, mas também elementos que não funcionam mais hoje — como o personagem de Nelson, John Bender, que basicamente assedia sexualmente a minha personagem.”

Ela concluiu: “Fico feliz que hoje conseguimos olhar para isso e reconhecer que as coisas mudaram de verdade.”

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, Aline Carlin Cordaro é interessada por moda, cinema, música, política internacional, beleza e viagens. Com passagem na redação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e no TCESP, Aline já comandou seu próprio podcast e atuou como fotógrafa. Atualmente, é mãe de pets e redatora da Rolling Stone em tempo integral.

Sugestões: [email protected]

TAGS: clube dos cinco, molly ringwald