Mehran Karimi Nasseri morou durante 18 anos em um aeroporto em Paris e morreu no último sábado (12)
O filme O Terminal (2004), dirigido por Steven Spielberg's, foi inspirado na história de um homem que ficou preso durante 18 anos em um aeroporto em Paris. Seu nome era Mehran Karimi Nasseri e morreu de causas naturais na manhã no último sábado (13).
Mehran Karimi ainda estava no terminal 2F do aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores da capital francesa, disse o funcionário à AFP (via O Globo)."Sir Alfred," como era chamado, foi preso em uma armadilha da imigração em novembro de 1988, onde era incapaz que entrasse na França e passou a residir no aeroporto.
+++LEIA MAIS: Morre Winston Groom, autor de Forrest Gump, aos 77 anos
Na busca de sua mãe, ele voou do Irã para Londres, Berlim e Amsterdã, mas foi expulso de todos os outros países em que desembarcou porque não conseguiu apresentar a papelada correta.
No aeroporto Charles de Gaulle, uma rede informal de apoio cresceu ao seu redor, fornecendo comida e ajuda médica, além de livros e rádio. Em 1999, foi-lhe concedido o estatuto de refugiado e o direito de permanecer em França (via O Globo).
A história de Karimi Nasseri chamou a atenção do diretor Steven Spielberg e virou filme em 2004, estrelado por Tom Hanks e Catherine Zeta-Jones. Hanks interpretou um homem que fica preso no aeroporto JFK de Nova York quando seu país natal desmorona em uma revolução.
Karimi Nasseri recebeu os créditos no filme e depois que gastou a maior parte do dinheiro voltou ao aeroporto há algumas semanas.
+++LEIA MAIS: Tom Hanks temia que Forrest Gump fosse um fracasso total