Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Lina Wertmüller, primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, aos 93 anos

Lina Wertmüller morreu na própria casa, na Itália, nesta quinta, 9 - e deixou um legado histórico nos cinemas

Redação Publicado em 09/12/2021, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lina Wertmüller (Foto: Reprodução /Twitter)
Lina Wertmüller (Foto: Reprodução /Twitter)

A cineasta Lina Wertmüller, a primeira mulher a receber um Oscar de Melhor Direção, morreu nesta quinta, 9, aos 93 anos de idade. A notícia foi confirmada pela imprensa italiana, de acordo com a Variety.

Wertmüller morreu na própria casa, na Itália, e deixou um legado histórico nos cinemas. Ao longo de quase 60 anos de carreira, a diretora e roteirista assinou 33 longas-metragens, segundo o IMDb, sendo o último deles o curta documental Roma, Napoli, Venezia... in un crescendo rossiniano (2014).

+++ LEIA MAIS: Conheça as 7 mulheres indicadas à Melhor Direção na história do Oscar [LISTA]

Pasqualino Sete Belezas (1975) recebeu quatro indicações, entre elas, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção. "A defesa da honra, um forte valor na sociedade napolitana, e seus efeitos na vida de todo homem Pasquale Frafuso," diz a sinopse do IMDb.

Wertmüller não venceu a última categoria, mas rompeu barreiras históricas para as mulheres no Oscar. Além de Wertmüller, apenas seis mulheres concorreram ao prêmio. As diretoras Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e Chloé Zhao (Nomadland) foram as únicas vencedoras da estatueta.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Filme brasileiro está em pré-lista para Melhor Filme de Animação; conheça

Em 2019, Wertmüller foi homenageada com um Oscar honorário e ganhou uma estrela no Hollywood Walk of Fame. A diretora deixa a filha, a atriz Maria Zulima Job, fruto do casamento com Enrico Job.