Diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song, Melvin Van Peebles morreu na última terça, 21 de setembro
Ícone do cinema negro, Melvin Van Peebles, diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971), morreu na última terça, 21, aos 89 anos, em sua casa em Manhattan, EUA. A causa da morte não foi divulgada.
Melvin era pai do ator e diretor Mario Van Peebles, e teve a morte confirmada pela The Criterion Collection e Janus Films, que publicaram comunicado em nome da família: “Em uma carreira incomparável caracterizada por inovação implacável, curiosidade ilimitada e empatia espiritual, Melvin Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional por meio de seus filmes, romances, peças de teatro e música…”
+++ LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes
Ator, diretor, roteirista, dramaturgo e novelista, Melvin Van Peebles é considerado o padrinho do cinema negro moderno, e teve influência direta na formação de cineastas afro-americanos como Spike Lee e John Singleton.
Sua grande obra-prima foi Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971). Van Peebles financiou e lançou o filme de forma independente. A produção se tornou muito inovadora para a época e contava a história de um ator pornô que, após atacar dois policiais racistas, precisa fugir das autoridades.
O filme arrecadou mais de US$ 10 milhões, tornando-o o longa-metragem independente de maior bilheteria da história na época.