Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Melvin Van Peebles, ícone do cinema negro, aos 89 anos

Diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song, Melvin Van Peebles morreu na última terça, 21 de setembro

Redação Publicado em 22/09/2021, às 19h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Melvin Van Peebles (Foto: Brad Barket/Getty Images for Tribeca Film Festival)
Melvin Van Peebles (Foto: Brad Barket/Getty Images for Tribeca Film Festival)

Ícone do cinema negro, Melvin Van Peebles, diretor e ator de Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971), morreu na última terça, 21, aos 89 anos, em sua casa em Manhattan, EUA. A causa da morte não foi divulgada. 

Melvin era pai do ator e diretor Mario Van Peebles, e teve a morte confirmada pela The Criterion Collection e Janus Films, que publicaram comunicado em nome da família: “Em uma carreira incomparável caracterizada por inovação implacável, curiosidade ilimitada e empatia espiritual, Melvin Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional por meio de seus filmes, romances, peças de teatro e música…” 

+++ LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes

Ator, diretor, roteirista, dramaturgo e novelista, Melvin Van Peebles é considerado o padrinho do cinema negro moderno, e teve influência direta na formação de cineastas afro-americanos como Spike Lee e John Singleton

Sua grande obra-prima foi Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971). Van Peebles financiou e lançou o filme de forma independente. A produção se tornou muito inovadora para a época e contava a história de um ator pornô que, após atacar dois policiais racistas, precisa fugir das autoridades. 

+++ LEIA MAIS: 5 momentos marcantes da carreira de Spike Lee: do Oscar a entrevista com Racionais MC's

O filme arrecadou mais de US$ 10 milhões, tornando-o o longa-metragem independente de maior bilheteria da história na época.