Milton Gonçalves morreu em sua residência no Rio de Janeiro, segundo comunicado da família
O ator Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, dia 30 de maio, aos 88 anos no Rio de Janeiro. Quem confirmou a informação foi a família, para o portal G1.
Gonçalves veio à óbito por complicações de um AVC, que teve em 2020. Na ocasião, o ator ficou 3 meses internado e precisou de aparelhos para respirar.
+++ LEIA MAIS: Morre Breno Silveira, diretor de Dois Filhos de Francisco, aos 58 anos
Milton Gonçalves cativou gerações de espectadores com seus papéis marcantes no teatro, no cinema e na TV. Fez mais de 40 novelas pela Rede Globo de Televisão, onde também atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de Irmãos Coragem (1970), A Grande Família (1972) e Escrava Isaura (1976).
Ainda criança, Milton se mudou com a família para São Paulo, onde foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico. Na capital, também fez teatro infantil e amador. Sua estreia profissional ocorreu em 1957, na peça Ratos e Homens, de John Steinbeck.
+++ LEIA MAIS: Morre Pedro de Moraes, filho de Vinicius de Moraes, aos 79 anos
Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela Sinhá Moça (2006) foi indicada ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon, sendo o primeiro brasileiro a apresentar o evento.
A última produção que o ator Milton Gonçalves participou foi na novela O Tempo Não Para (2018), quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu. Gonçalves deixa a esposa, Oda Gonçalves, e três filhos: Maurício, Catarina e Alda, todos frutos do casamento com Oda.