A atriz italiana Monica Vitti ficou conhecida mundialmente por estrelar filmes clássicos do aclamado diretor Michelangelo Antonioni
Monica Vitti, aclamada atriz italiana, morreu nesta quarta, 2 de fevereiro, aos 90 anos. A estrela, musa do cineasta Michelangelo Antonioni, ficou conhecida por trabalhar em diversos filmes do diretor, como a trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962).
Conforme noticiado pelo G1, a informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, mas a causa da morte da atriz não foi divulgada. Desde 2002, a estrela estava lutando contra o Mal de Alzheimer e havia se afastado das telonas.
“Adeus, Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana,” escreveu o Ministro da Cultura da Itália em comunicado publicado nas redes sociais.
#Vitti, il ministro @dariofrance: «Addio a #MonicaVitti, la regina del cinema italiano. Oggi è una giornata davvero triste, scompare una grande artista e una grande italiana». https://t.co/jDxXXve2t4#MiCpic.twitter.com/iZncTOftf9
— Ministero della Cultura (@MiC_Italia) February 2, 2022
Nascida em Roma em 1931, Monica Vitti começou a carreira na adolescência, mas conseguiu fama mundial na década de 1960 devido aos grandes filmes dirigidos pelo cineasta Michelangelo Antonioni. Entre eles, a trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962), assim como O Deserto Vermelho (1964).
+++LEIA MAIS: Ouça a trilha sonora perdida do Pink Floyd para filme de Antonioni
Após terminar o namoro com o cineasta Michelangelo Antonioni (via Omelete), Monica Vitti mudou o estilo dos filmes, estreando produções mais populares, como Modesty Blaise (1966), A Garota com a Pistola (1968), Ciúme à Italiana (1970) e O Fantasma da Liberdade (1974).
Ao longo da carreira, segundo informações do G1, a atriz conseguiu sete troféus no Globo de Ouro italiano. Ainda, Monica Vitti levou cinco prêmios de Melhor Atriz no David Di Donatello Awards e foi indicada ao BAFTA.
+++LEIA MAIS: House of Gucci é 'carta de amor à Itália' de Jared Leto; entenda