STREAMING

MUBI anuncia programação de fevereiro com homenagem a diretoras indicadas ao Oscar

Mais: filmes sobre vingança, os altos e baixos do amor, e a rebeldia adolescente

Redação

'Vingança' (Foto: Divulgação/MUBI)
'Vingança' (Foto: Divulgação/MUBI)

A MUBI anunciou nesta quarta-feira, 5, a programação completa de filmes que chegam ao streaming em fevereiro. Os lançamentos incluem coleção dedicada às diretoras indicadas ao Oscar e títulos exclusivos. Confira abaixo:

Coleções

Vingança

A vingança nunca sai de moda, mas sempre tem um preço. O longa-metragem de estreia de Coralie Fargeat (A Substância), Vingança, que também dá nome à nova coleção da MUBI, se une a clássicos como Oldboy (Park Chan-wook), Kill Bill: Volume 1 (Tarantino) e Os Suspeitos (Denis Villeneuve) — em uma seleção de produções que oferecem experiências intensas e viscerais, com a sede de justiça levada ao extremo.

‘Vingança’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Smells Like Teen Spirit

Uma seleção dedicada a retratar a juventude em sua forma mais intensa. De Bully – Juventude Violenta, de Larry Clark, que escancara a violência e o hedonismo inconsequente nos subúrbios da Flórida, a Rodrigo D: No Futuro, de Víctor Gaviria, que captura a brutalidade de crescer na Medellín dos anos 90, a nova coleção traz histórias marcadas pela rebeldia, busca de identidade e excessos da adolescência. Entre riscos, descobertas e transgressões, esses filmes destacam a intensidade de uma geração que vive no limite.

‘Bully – Juventude Violenta’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina Markowicz

Entre o absurdo e o real, a coleção Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina Markowicz desafia convenções ao transformar o cotidiano em fábula e o inusitado em espelho da sociedade. Com humor afiado e crítica social mordaz, sua filmografia habita um Brasil repleto de contrastes, onde a marginalidade e a fantasia caminham lado a lado. De O Órfão, premiado em Cannes, ao impactante Carvão, sua estreia em longa-metragem, as produções percorrem os caminhos provocativos de uma das vozes mais originais do cinema contemporâneo.

‘O Órfão’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Bem me Quer, Mal me Quer

MUBI apresenta a coleção Bem me Quer, Mal me Quer, que explora os altos e baixos do amor, da ilusão ao desencanto, por meio de histórias de encontros, corações partidos e amores impossíveis. Da França contemporânea de Paris, 13º Distrito (Jacques Audiard) à Geórgia de What Do We See When We Look at the Sky? (Alexandre Koberidze), passando pela Toronto do exclusivo Matt e Mara (Kazik Radwanski), a seleção faz um passeio por diferentes cidades e estilos, unidos pela emoção universal de amar e deixar ir.

‘Paris, 13º Distrito’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Diretoras Indicadas ao Oscar

Apenas nove mulheres foram indicadas na categoria Melhor Direção, em quase um século de premiação. Para celebrar essas realizadoras e ampliar a visibilidade do cinema feito por mulheres, a MUBI apresenta uma coleção que resgata obras marcantes. Em destaque, chega à plataforma Mimi, o Metalúrgico, de Lina Wertmüller, a primeira mulher indicada na história da premiação. Composta também por filmes de Kathryn Bigelow, Jane Campion, Justine Triet, Chloé Zhao e Sofia Coppola, a seleção presta um tributo essencial ao talento e à resiliência das mulheres que deixaram sua marca no Oscar.

‘Mimi, o Metalúrgico’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Exclusivos

L’avance

Em quinze minutos, a poderosa estreia de Djiby Kebe expõe com precisão o dilema cultural e a mercantilização da arte por meio da jornada de um jovem artista em crise. Com uma narrativa íntima, crítica social apurada e a intensa atuação de Saabo Balde, o curta-metragem selecionado em festivais como Entrevues e Hamptons Film Festival oferece uma experiência visual e emocional inesquecível.

Shanghai Blues 

Shanghai Blues combina romance, comédia e drama em uma história comovente sobre um reencontro após uma década de separação. Dirigido por Tsui Hark, o filme ambientado em 1937 apresenta uma estética vibrante, trilha sonora envolvente e uma abordagem única da era do pós-guerra. Restaurada em 4K em celebração ao seu 40º aniversário, é uma das obras mais queridas do cinema de Hong Kong.

‘Shanghai Blues’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Cecil Bem Demente

John Waters faz uma crítica irreverente a Hollywood ao contar a história de um grupo de cinéfilos fanáticos que sequestram uma estrela para forçá-la a atuar em seu filme subversivo. Com seu estilo provocador e um roteiro afiado, Waters celebra a rebeldia do cinema independente enquanto desafia as convenções da indústria. Um manifesto cinematográfico anárquico que mantém o status de clássico cult.

‘Cecil Bem Demente’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Grand Theft Hamlet

Vencedor de dois British Independent Film Awards, o documentário estreia com exclusividade na MUBI em 21 de fevereiro. No documentário, dois atores desempregados, em pleno lockdown, embarcam em uma missão improvável: montar Hamlet dentro do universo caótico de Grand Theft Auto. O resultado é uma experiência surreal e inesperadamente emocionante. Dirigido por Pinny Grylls e Sam CraneGrand Theft Hamlet conquistou o público e a crítica em festivais como SXSW, Hot Docs, CPH:DOX, BFI London, Sitges e Vancouver, além de prêmios como Grand Prize no DMZ Docs e Melhor Documentário no Festival de Sitges.

‘Grand Theft Hamlet’ (Foto: Divulgação/MUBI)

Memórias de um Amor

Estrelado por Colin Firth e Stanley Tucci, o drama LGBTQIA+ acompanha Sam e Tusker, casados há vinte anos, em viagem pela Inglaterra para rever pessoas em locais do passado. Desde que Tusker foi diagnosticado com demência, o casal tenta aproveitar cada momento juntos. Porém, ao longo da road trip, seu amor será testado como nunca antes.

‘Memórias de um Amor’ (Foto: Divulgação/MUBI)

A Substância – dublado em Português

Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e a histórica nomeação de Demi Moore como Melhor Atriz, A Substância se aproxima ainda mais do público brasileiro com uma dublagem de alto nível, que traz mais intensidade à sua perturbadora crítica social. Uma experiência imperdível, agora com áudio em Português, realizado pelo estúdio UniSom. No elenco de dublagem, Mônica Rossi é Elizabeth Sparkle (Demi Moore), Samira Fernandes é Sue (Margaret Qualley), Hélio Ribeiro é Harvey (Dennis Quaid) e Marco Antônio Abreu faz a voz da Substância (Yann Bean).

‘A Substância’ (Foto: Divulgação/MUBI)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAGS: A substância, cinema, fevereiro, filme, MUBI, oscar, streaming