Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Não! Não Olhe!: Como surgiu a ideia do macaco assassino? Jordan Peele responde

Chamado Gordy, macaco assassino é introduzido logo nos primeiros minutos de Não! Não Olhe!

Felipe Grutter Publicado em 14/09/2022, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steven Yeun em Não! Não Olhe! (Foto: Reprodução/Universal Studios) e cena do macaco assassino do filme (Foto: Reprodução/Universal Studios)
Steven Yeun em Não! Não Olhe! (Foto: Reprodução/Universal Studios) e cena do macaco assassino do filme (Foto: Reprodução/Universal Studios)

Uma das cenas mais perturbadoras de Não! Não Olhe!, filme dirigido por Jordan Peele que chegou aos cinemas brasileiros em 25 de agosto de 2022, acontece logo no início: um macaco com roupas infantis agride brutalmente uma pessoa. Ao decorrer da trama, descobrimos que se trata de um flashback de quando Ricky "Jupe" Park, interpretado por Steven Yeun, era criança.

O público vê o momento no qual o macaco, chamado Gordy, ataca o elenco da série na qual Jupe era um dos principais atores. O personagem de Jupe corre para baixo de uma mesa enquanto vê o animal bater e devorar o rosto de Mary Jo Elliott (Sophia Coto). Essa cena brutal teve origem em um sonho do diretor do filme.

+++LEIA MAIS: Não! Não Olhe!: Por que filme é 'bastante especial'? Daniel Kaluuya responde

Três anos antes de lançar o primeiro filme, Corra! (2017), Jordan Peele foi ao Twitter relatar um sonho maluco que teve, o qual foi inspiração para o terceiro longa dele. "Sonhei que um chimpanzé bebê atacou algumas pessoas e então correu até mim e me abraçou todo assustado. Acordei com lágrimas escorrendo pelo meu rosto," escreveu o cineasta em 2014.


Não! Não Olhe! pode ganhar continuação, segundo Jordan Peele

Não, Não Olhe! novo filme de Jordan Peele, pode ganhar continuação. Foi o que o diretor contou em entrevista ao The New York Times. Segundo ele, a história de um personagem do longa ainda não foi contada, o que pode ser a oportunidade para um segundo filme.

“A história desse personagem ainda não foi contada, posso dizer isso”, disse Peele. “Estou feliz que as pessoas estejam prestando atenção. Eu acho que eles vão obter mais respostas sobre algumas dessas coisas no futuro. Não terminamos de contar todas essas histórias”, finalizou.

+++LEIA MAIS: Não, Não Olhe!: filme arrecada R$ 3 milhões em bilheterias nacionais na semana de estreia

Fãs notaram o nome "Ninguém" como um dos personagens nos créditos que não aparece no filme o que levou a inúmeras especulações.


Mais sobre Não, Não Olhe!

Não, Não Olhe! produzido pela Universal Pictures, acontece no interior da Califórnia, Estados Unidos. Na trama, dois irmãos, interpretados por Daniel Kaluuya (Corra! e Judas e o Messias Negro) e Keke Palmer (True Jackson e Alice), tornam-se testemunhas de “eventos bizarros e extraterrestres”, conforme narra a sinopse oficial.

+++LEIA MAIS: Não! Não Olhe!: Jordan Peele revela inspiração para nome do filme de terror

Bastante diferente da adaptação para o português, o título original do longa de Jordan Peele é apenas Nope, ou simplesmente "Não", em tradução livre. Em entrevista ao Rotten Tomatoes, o diretor explicou a escolha, lembrando que, no início, a ideia era que a produção se chamasse Little Green Men ("Homenzinhos Verdes"). 

Havia algo [no longa] sobre nossa conexão com espetáculo e dinheiro e nossa monetização do espetáculo. Então, os homenzinhos verdes sobre os quais comecei a falar eram os homenzinhos verdes do dinheir. Mas você vê como isso soa. Há muitos nomes que eu imaginava na minha cabeça e, no final das contas, o filme parecia singular. Nope era a única coisa que eu poderia dizer para descrevê-lo.