Dirigido por Olivia Wilde, o tão esperado suspense psicológico da Warner Bros. chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 22
Desde o começo do ano, quando as primeiras imagens de Não Se Preocupe, Querida começaram a surgir, o filme tem sido um dos mais esperados de 2022. Estrelado por Harry Styles e Florence Pugh, o longa finalmente chegou aos cinemas nesta quinta-feira, 22. Antes mesmo de estrear, contudo, a produção já estava cercada de polêmicas.
Ambientado em uma cidade de aparências, o suspense psicológico dirigido por Olivia Wilde narra a história de Alice e Jack. Juntos, o casal vive na comunidade planejada de Victory, uma cidade experimental que abriga trabalhadores e familiares do ultrassecreto Projeto Victory, comandado pelo visionário coach Frank (Chris Pine).
Com grandes nomes do cinema internacional em seu elenco, então, a produção vem chamando atenção dos fãs da sétima arte. Muito além de seu roteiro, entretanto, Não Se Preocupe, Querida também tomou conta das manchetes em todo o mundo depois que seus bastidores foram preenchidos com as mais distintas polêmicas.
Pensando nisso, reunimos (ou tentamos reunir) todas os escândalos envolvendo a produção de Não Se Preocupe, Querida, desde que o filme foi anunciado. Confira:
Em abril deste ano, enquanto apresentava o trailer do longa na CinemaCon 2022, Olivia Wilde foi surpreendida ao receber os papéis da custódia dos filhos. Enviados por Jason Sudeikis, o pai das crianças, os documentos foram entregues à diretora quando ela ainda estava no palco.
De acordo com site USA Today, Wilde abriu o envelope, passou os olhos pelo papel e voltou a falar com a plateia sobre o filme. Os papéis, nesse sentido, estariam relacionados ao acordo de custódia dos filhos Otis, de 8 anos, e Daisy, de 5. Wilde e Sudeikis foram noivos por sete anos, mas não oficializaram um casamento.
Uma fonte próxima a Sudeikis afirmou ao The Hollywood Reporter que o ator não sabia quando, nem como os documentos seriam entregues para a ex-noiva e que não seria conveniente com a forma como tudo aconteceu.
Quando o primeiro trailer de Não Se Preocupe, Querida foi divulgado, muitos fãs de Harry Styles e Florence Pugh se surpreenderam com as cenas quentes entre os dois atores. Uma delas, especificamente, mostava Jack fazendo sexo oral em Alice em uma mesa de jantar.
As imagens tomaram conta da internet, mas Pugh se recusou a discutir o tema durante entrevista com a Harper's Bazaar. A atriz, inclusive, chegou a criticar os espectadores por reduzirem o filme inteiro a uma cena de sexo. “Quando reduzem às cenas de sexo, ou assistir ao homem mais famoso do mundo cair em cima de alguém, não é por isso que fazemos isso. Não é por isso que estou nesta indústria”, afirmou ela.
Florence ainda disse entender que o público leva os comentários ao exagero por ter a presença de Styles no elenco, mas espera que a recepção com o filme mude após o lançamento. “Isso não é o que vou discutir porque [este filme é] maior e melhor do que isso. E as pessoas que o fizeram são maiores e melhores do que isso.” completou.
Em agosto, a Variety publicou uma reportagem de capa com Olivia Wilde, na qual a atriz e diretora falava sobre os bastidores de Não Se Preocupe, Querida. Foi com essa matéria que deu-se início a uma das maiores polêmicas envolvendo o elenco do filme.
Durante a entrevista, Wilde explicou que, antes de Harry Styles, quem iria protagonizar o filme seria o ator Shia LaBeouf. O problema é que, segundo a diretora, ela teve de “demitir” o artista da produção, a fim de “criar um ambiente seguro e confiável” para o elenco, fazendo referência as polêmicas de abuso sexual envolvendo LaBeouf.
Para nosso filme, o que realmente precisávamos era de uma energia que fosse incrivelmente solidária. Particularmente com um filme como este, eu sabia que estaria pedindo a Florence [Pugh] para estar em situações muito vulneráveis, e minha prioridade era fazê-la se sentir segura e fazê-la se sentir apoiada”, afirmou a diretora.
Pouco depois que a reportagem da Variety foi publicada, Shia LaBeouf entrou em contato com o veículo, desmentindo a versão de Olivia. Segundo o ator, ele teria saído da produção por vontade própria, após perceber que não teria tempo suficiente para ensaiar com o elenco.
Em mensagens enviadas para a Variety, o ator afirmou que abandonou o papel principal em Não Se Preocupe, Querida no dia 17 de agosto de 2020, “devido à falta de tempo de ensaio”. No email, LaBeouf ainda anexou mensagens que teria enviado para a própria Olivia depois que a reportagem foi publicada.
Você e eu sabemos os motivos da minha saída. Eu parei seu filme porque seus atores e eu não conseguimos encontrar tempo para ensaiar”, afirmou LaBeouf, no email enviado para a diretora.
Ao desmentir a versão da diretora, LaBeouf afirmou que se encontrou com Wilde em 16 de agosto de 2020 para discutir sua saída do filme — que fora concretizada no dia seguinte. Em 19 de agosto daquele ano, no entanto, Olivia teria enviado um vídeo ao ator, pedindo que ele não desistisse do projeto. E foi esse mesmo vídeo que mudou toda a situação.
Nas imagens, que também foram enviadas à Variety pelo ator, Wilde afirmava não estar pronta para desistir de LaBeouf. “Sabe, eu acho que isso pode ser uma espécie de alerta para a senhorita Flo [Florence Pugh], e eu quero saber se você está disposto a tentar isso comigo, conosco”, afirmou Olivia, no vídeo.
O problema é, para uma grande parcela da internet, a forma como Wilde falou sobre Florence Pugh nas imagens foi bastante desrespeitosa. Fãs da protagonista ergueram hashtags contrárias ao comportamento de Olivia, que passou a ser criticada nas redes sociais.
Em meio às críticas contra Wilde, surgiram boatos de que a atriz, na verdade, não dirigiu o filme por completo. Alegava-se, inclusive, que Florence Pugh teve de assumir a cadeira de diretora em diversos momentos durante as gravações para que o filme fosse terminado.
Em entrevista à Vanity Fair, então, Wilde negou os boatos e criticou a misoginia inerente neles. A diretora explicou como "é muito raro que as pessoas assumam o melhor das mulheres no poder," e também elogiou a atuação de Pugh.
“Acho que eles não costumam dar o benefício da dúvida para nós, mulheres. Florence fez o trabalho que eu a contratei para fazer, e ela o fez com perfeição. Ela me impressionou. Todos os dias eu a admirava e trabalhávamos muito bem juntas”, disse.
A ideia de que eu tinha cinco segundos no dia para me distrair com qualquer coisa é risível. Eu chegava aos sets antes de todos," continuou Olivia Wilde. "Eu saía lá depois de todos. E foi um sonho. Não é como se esse trabalho não fosse agradável. Era apenas abrangente."
Personagem da primeira capa internacional da Rolling Stone, Harry Styles conheceu a diretora Olivia Wilde nos bastidores de Não Se Preocupe, Querida. E não demorou até que os dois fossem vistos e fotografados de mãos dadas, erguendo uma onda de comentários sobre o relacionamento dos artistas — que chegou a ser bastante criticado por fãs do cantor.
Muito se falou sobre a diferença de idade entre os dois — mesmo que Harry tenha 28 anos e Wilde tenha completado 38 em março. E o fato de que Harry começou a namorar a diretora do mesmo filme que ele protagoniza também não passou despercebido — apesar de ambos supostamente terem se conhecido apenas após a escalação do ator para o elenco.
+++LEIA MAIS: Não Se Preocupe, Querida: Como Harry Styles conseguiu o papel principal?
No começo de setembro, o elenco de Não Se Preocupe, Querida marcou presença no Festival Internacional de Cinema de Veneza — ocasião em que o filme foi ovacionado pelo público — e surgiram diversos boatos sobre uma suposta tensão entre todos os envolvidos na produção.
Nas redes sociais, fãs dos protagonistas afirmavam que era clara a distância entre Harry Syles e Olivia Wilde depois que Shia LaBeouf falou sobre sua "demissão". Ao mesmo tempo, muitos afirmavam que Florence Pugh parecia claramente desconfortável na presença de sua diretora — que estaria sendo até mesmo ignorada pelo elenco.
Por fim, além do polêmico boato de que Harry Styles teria cuspido em Chris Pine ao sentar-se durante a cerimônia, também surgiram teorias de que até mesmo a disposição dos atores na plateia do Festival demonstraria a tensão palpável entre o elenco. Isso porque os lugares de Olivia Wilde, Harry Styles e Florence Pugh foram separados por Chris Pine e Gemma Chan.