O ator que é a maior inspiração de Meryl Streep
Atriz teve a oportunidade de trabalhar ao lado de seu grande ídolo em três ocasiões distintas
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 27/12/2024, às 11h00Uma das grandes atrizes de todos os tempos, Meryl Streep participou de vários filmes de destaque e concorreu ao Oscar em diversas oportunidades, conquistando o prêmio três vezes. Sua trajetória poderia ter sido bem diferente, ainda que no mesmo ramo: ela quase seguiu por outro caminho profissional não fosse um colega igualmente conhecido, que se tornou sua maior inspiração.
Os primeiros anos de carreira de Streep foram praticamente dedicados ao teatro. Sua ideia original era continuar nos palcos. Até que em 1976 chegou aos cinemas o clássico Taxi Driver, estrelado por Robert De Niro e dirigido por Martin Scorsese.
O desempenho do ator no papel do protagonista Travis Bickle foi tão marcante ao ponto de fazer Meryl tomar a decisão de deixar o teatro e migrar para o cinema. Em conversa com a organização do Globo de Ouro (via Far Out), ela disse:
Passei a idolatrar o Robert De Niro após assistir a Taxi Driver. Ele era o tipo de ator que queria ser conforme crescia (na carreira).”
Admiração anterior de Meryl Streep pelo amigo
A história da idolatria, aliás, começou anos antes. Em outra entrevista, agora ao The Hollywood Reporter, Meryl Streep revelou que sua admiração por Robert De Niro começou em 1973. Na ocasião, a atriz foi ao cinema conferir dois filmes com a participação do então pouco conhecido colega: A Última Batalha de um Jogador e Caminhos Perigosos.
A artista se surpreendeu com o desempenho do amigo no primeiro longa. Imaginou até que ele não seria um ator de verdade por conta dos traços de seu personagem: um jogador de beisebol com baixo intelecto. Entretanto, mudou de ideia após vê-lo em ação no segundo título.
Michael (Moriarty, que contracenou com De Niro no primeiro filme) foi ótimo, mas concordamos que aquele cara descoberto no sul, que não era ator, definitivamente não era ator, teve um desempenho incrível. Chegamos a achar que rodaram pelo leste dos Estados Unidos para achar aquele cara. Aí, foi quando vimos aquele homem, aquele mesmo garoto (no segundo filme). Ele não era ‘devagar’, ele não era do sul. Ele era um garoto de Nova York, absolutamente terrível, um cara que fala rápido e ficamos surpresas. Vasculhamos os créditos para ver seu nome. Disse: ‘meu Deus, ele é italiano. Se chama Robert DeNiro. E é mesmo um ator’.”
Meryl Streep e Robert De Niro juntos
Após trocar o teatro pelo cinema, não demorou para Meryl Streep contracenar com Robert De Niro. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez em O Franco Atirador (1978) — apenas o segundo filme gravado pela atriz.
Foi, inclusive, o próprio De Niro o responsável por indicar Streep para o trabalho. O ator ficou impressionado com a colega após conferir uma de suas peças de teatro. Ela relembra:
Foi um sonho trabalhar com ele pela primeira vez em O Franco Atirador. Após gravá-lo, queríamos fazer outras coisas juntos e foi quando descobrimos o roteiro de Amor à Primeira Vista (1984), que era uma história delicada com muitas emoções interiores.”
Além de O Franco Atirador e Amor à Primeira Vista, Meryl Streep e Robert De Niro trabalharam juntos em mais uma ocasião: na comédia dramática As Filhas de Marvin (1996).
+++LEIA MAIS: O filme que representa o maior arrependimento de Meryl Streep
Colaborou: Augusto Ikeda.