'HERÓI DE TODOS NA AUSTRÁLIA'

O ator que Heath Ledger definia como seu ‘herói’

Artista falecido em 2008 fez com seu ídolo o filme ‘O Patriota’ (2000), no qual interpretaram pai e filho batalhando juntos na guerra de independência dos Estados Unidos

Pedro Hollanda

O ator Heath Ledger em 2000 (Foto: Bob Riha, Jr. / Getty Images)
O ator Heath Ledger em 2000 (Foto: Bob Riha, Jr. / Getty Images)

Logo após despontar como um astro promissor com 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999), Heath Ledger ganhou um papel especial no cinema. O ator australiano, que nos deixaria em 2008 aos 28 anos, teve a oportunidade de dividir a tela com seu ídolo, Mel Gibson.

Em entrevista de 2000 ao jornal The Oklahoman, Ledger falou sobre a experiência de estrelar em O Patriota (2000), seu primeiro blockbuster real. Em especial, o artista contou como foi contracenar com Gibson, que interpretou seu pai.

Ele disse:

“Foi uma experiência de aprendizado forte. Eu acho que estava nervoso no começo. Muito nervoso. Porque o filme era enorme, e era Mel Gibson. Ele é meu herói. O herói de todo mundo na Austrália, com certeza [nota: Mel viveu na Austrália durante sua adolescência e início da vida adulta].”

Em seguida, complementou:

“Ele me tranquilizou de cara, por ser um cara muito maneiro. Muito maneiro. Um cavalheiro.”

Heath Ledger e Mel Gibson em 2000 (Foto: Jeff Kravitz / FilmMagic)
Heath Ledger e Mel Gibson em 2000 (Foto: Jeff Kravitz / FilmMagic)

Dirigido por Roland Emmerich, O Patriota conta a história de Benjamin Martin (Mel Gibson), um ex-soldado que é forçado para dentro da Revolução Americana após o exército inglês matar alguém de sua família. Heath Ledger interpretou Gabriel, filho mais velho do personagem principal.

Infelizmente, a carreira de Ledger durou pouco. Ele faleceu devido a uma intoxicação acidental de remédios prescritos em janeiro de 2008, meses antes do lançamento de O Cavaleiro das Trevas — filme que lhe deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e o cimentou na história do cinema.

Arrependimento de Mel Gibson com Heath Ledger

Anos depois, após a morte de Heath Ledger, Mel Gibson expressou tristeza por não ter feito algo para ajudá-lo. Em entrevista ao The Guardian, o ator australiano afirmou até não acreditar que a morte do colega foi acidental.

Ele disse:

“Eu devia ter ligado pra ele anos antes. Eu não sabia o que estava acontecendo com ele, mas não acredito que foi tudo um acidente. Eu devia ter ligado pra ele… Quando você vê meio que uma tragédia iminente ou algo prestes a dar errado, dá a sensação de querer fazer algo a respeito.”

+++ LEIA MAIS: A sutil homenagem que ‘Slow Horses’ faz a Heath Ledger
+++ LEIA MAIS: Michael Caine relembra atuação de Heath Ledger como Coringa: ‘Fiquei apavorado’
+++ LEIA MAIS: A opinião de Mel Gibson sobre Gladiador, de Ridley Scott

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: heath ledger, mel gibson