APARÊNCIA

O Brutalista: Adrien Brody diz que perdeu papéis por ‘beleza atípica’

Candidato ao Oscar de Melhor Ator afirma, no entanto, que prefere ser reconhecido pela qualidade do trabalho do que pela aparência

Redação

Adrien Brody (Foto: Samir Hussein/WireImage)
Adrien Brody (Foto: Samir Hussein/WireImage)

Forte candidato ao Oscar de Melhor Ator em 2025, Adrien Brody estreou nos cinemas brasileiros com O Brutalista nesta quinta-feira, 20.

No longa — que concorre em dez categorias no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo também Melhor Filme e Melhor Direção —, o ator interpreta o arquiteto visionário László Toth. Junto da esposa, Erzsébet (Felicity Jones), ele escapa da Europa devastada pela guerra em 1947 para recomeçar e ajudar a moldar a América moderna. No entanto, a chegada de um cliente enigmático muda radicalmente o curso de suas vidas.

A beleza de Adrien Brody

Refletindo sobre sua trajetória no cinema, Adrien Brody afirmou que contou com uma ajudinha inesperada para conseguir o papel em O Brutalista: a aparência, que o próprio ator define como atípica. Por outro lado, ele contou que, assim como a beleza funcionou como um diferencial para interpretar László Toth, suas características um tanto quanto fora do padrão o atrapalharam em outros momentos.

Eu tive que provar que o protagonista pode ser incomum, único e não tipicamente bonito. [Perder papéis por causa da aparência] É normal. Eu definitivamente posso admitir que não sou uma pessoa de beleza típica, então, isso às vezes vai funcionar a seu favor e muitas vezes vai funcionar contra”, confessou Brody à Variety.

Ao menos a reflexão vem acompanhada de um consolo:

Eu prefiro muito mais ser conhecido como um grande ator do que como um ator de ótima aparência”, diz.

Se define a própria aparência como atípica, Adrien Brody não pode se chamar de feio, muito menos de monótono. A avaliação foi reforçada pela amiga e também atriz, Scarlett Johansson.

Adrien tem um rosto que é de outra era. Ele tem tanto pathos em seu rosto. É um rosto feito para um close. Olhos tão expressivos — e algumas de suas características são tão exageradas e ainda assim delicadas”, disse ela.

Elogiado pela atuação “magnética”, que atrai a atenção do público incansavelmente durante as mais de três horas de duração do filme, Brody é o principal candidato ao Oscar. Em caso de vitória, ele repetirá o feito de 2002, quando venceu a estatueta pelo papel em O Pianista. Na edição deste ano, ele tem como adversários nomes como Timothée Chalamet por Um Completo Desconhecido e Ralph Fiennes por Conclave.

+++LEIA MAIS: O Brutalista desconstrói o sonho americano em épico de quase 4 horas

+++LEIA MAIS: Adrien Brody se inspirou no próprio avô para construir personagem em O Brutalista

+++LEIA MAIS: Adrien Brody se emociona no Globo de Ouro: ‘Senti que esse momento nunca mais seria meu’

TAGS: Adrien Brody, aparência, Beleza, O Brutalista, oscar, papéis