O encontro inusitado que levou Jennifer Lawrence ao sucesso
Estrela de ‘Morra, Amor’ relembra profissão que cogitou seguir antes de se encontrar na atuação
Gabriela Nangino (@gabinangino)
Apesar da carreira de sucesso no cinema, ser atriz não era a primeira opção de Jennifer Lawrence. Em entrevista com Amy Poehler no podcast Good Hang — vencedor do Globo de Ouro 2026 na categoria inédita de Melhor Podcast —, a estrela de Morra, Amor revelou que já pretendeu seguir carreira na moda, após ser abordada por um olheiro na adolescência.
Nascida em Louisville, Kentucky, Lawrence relembrou uma viagem a Nova York que fez com sua mãe. Enquanto assistiam a uma apresentação de dança de rua, um homem chamado Daniel questionou se poderia tirar fotos dela.
“Nenhuma sensação de perigo”, brincou. Ela aceitou a oferta do fotógrafo. “Se ele tivesse nos dito para encontrá-lo em um quarto de hotel, com certeza teríamos ido. E então ele tirou uma foto minha na rua”, acrescentou.
Segundo Lawrence, Joe Jonas chegou a usar a foto em sua camiseta durante um show. “Eu fiquei tipo, ‘Como o Joe Jonas conseguiu isso?'”, disse, rindo.
Após sua interação com Daniel, a atriz afirma que foi entrevistada por algumas agências de modelo. Mas ela explica que era muito difícil conciliar a atividade de modelo com outras carreiras na época: “O que estava ficando muito claro era que, ‘Se você é modelo, você é modelo'”, explicou.
Lawrence já gostava de atuar, e fez questão de deixar claro aos interessados que demandava essa brecha. “Em algum momento durante essas entrevistas, decidi que só assinaria com uma agência que também me permitisse atuar”, afirmou. Entretanto, ela admitiu que nunca havia considerado a atuação como uma opção profissional, pois não cresceu neste meio.
“Mas aí, quando a ideia foi levantada como uma possibilidade, quer dizer, eu sempre assistia aos programas da Hillary Duff quando chegava da escola e depois imitava os passos dela no espelho. Então, tudo meio que se encaixou”, disse.
Poehler perguntou a Lawrence se ela teria seguido a carreira de atriz caso o encontro com Daniel não tivesse acontecido. “Acho que não”, refletiu. “Acho que eu nem teria imaginado que isso fosse possível.”
A trajetória de Lawrence na atuação
Lawrence fez participações especiais na TV durante a adolescência, e seu primeiro grande trabalho foi na sitcom The Bill Engvall Show (2007-2009). Ela estreou no cinema com o filme Garden Party, em 2008, e ganhou destaque em 2010 com Winter’s Bone, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
Em 2012, ela interpretou pela primeira vez nas telonas o papel que lhe lançou ao estrelato: Katniss Everdeen, na saga Jogos Vorazes. Um novo filme da franquia, Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita, chegará aos cinemas em novembro de 2026. A trama se passa 24 anos antes do primeiro filme, e Lawrence retornará ao papel de Katniss em cenas “do futuro” para conectar a história da saga original aos eventos do longa.
Lawrence venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2013, por sua atuação em O Lado Bom da Vida, tornando-se a segunda pessoa mais jovem a vencer nessa categoria na época. Hoje, ela acumula quatro indicações ao prêmio.
+++ LEIA MAIS: Jennifer Lawrence desiste de criticar Donald Trump publicamente; entenda