Como e qual foi a cena de Titanic que foi alterada após o lançamento
Texto adaptado do original publicado na Aventuras na História com o título "O E-MAIL 'SARCÁSTICO' QUE FEZ JAMES CAMERON ALTERAR CENA DE TITANIC"
Lançado em 1997, o filme 'Titanic', de James Cameron, voltou a ser comentado por internautas após a tragédia do submarino que implodiu ao realizar uma expedição até os destroços do famoso naufrágio. Clássico do cinema, o longa carrega histórias curiosas, como uma cena que foi alterada por Cameron anos após o lançamento do filme.
Em 2012, quando o filme foi lançado em 3D nos cinemas, foi noticiado que o diretor realizou uma alteração numa das cenas do filme. O momento em questão acontece já no final do longa, quando o navio afunda e a personagem Rose, interpretada por Kate Winslet, à deriva no Oceano Atlântico, se depara com um céu estrelado.
James Cameron recebeu um e-mail do astrofísico, escritor e divulgador científico americano Neil de Grasse Tyson. Cameron, que categorizou o e-mail como 'sarcástico', foi informado que aquilo não seria o que um passageiro de verdade, naquela latitude e longitude, teria presenciado em 1912.
A cena
"Neil de Grasse Tyson me enviou um e-mail um tanto quanto sarcástico dizendo que, naquela época do ano, naquela posição no Atlântico em 1912, quando Rose (Kate Winslet) olha para as estrelas, aquele não é o céu estrelado que ela teria visto", afirmou Cameron, como repercutido pelo Washington Post em 2012.
O diretor, que carrega a fama de perfeccionista, pediu que as 'estrelas exatas' fossem informadas para que a cena fosse alterada no filme.
"Com minha reputação de perfeccionista, eu deveria saber disso e deveria ter colocado as estrelas corretas na cena. Então eu disse, 'Tudo bem, me envie as estrelas exatas para aquele exato período e eu as colocarei no filme".