Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / RECLAMAÇÕES

O filme de Robert Downey Jr que foi alvo de haters antes até das gravações

Obra em questão foi lançada muito antes do ator se consagrar como Tony Stark no Universo Marvel

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 29/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Downey Jr. (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images for FLC)
Robert Downey Jr. (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images for FLC)

Anos antes de viver o Homem de Ferro, Robert Downey Jr. tentava retomar a carreira após sofrer com o vício em drogas e ter problemas judiciais. Na época, o ator foi escalado para viver o protagonista de um filme com inspiração em um seriado popular em território britânico.

O trabalho em questão é Crimes de um Detetive (2003), baseado na minissérie The Singing Detective, exibida no Reino Unido em 1986 pelo canal BBC. Um dos grandes atrativos do projeto era a presença de Dennis Potter, criador da obra original e responsável pelo roteiro da adaptação.

O problema é que a ideia não foi muito bem recebida pelos fãs da série. Mesmo com o envolvimento de Potter, o público não gostou tanto da notícia.

Em entrevista à Filmmaker Magazine, o diretor do longa, Keith Gordon, revelou ter recebido diversas cartas com reclamações e xingamentos de fãs do trabalho original — antes mesmo de iniciar as filmagens. Ele declarou:

O filme deixou muita gente irritada, o que entendo, pois sempre que você cria uma adaptação ou variação de algo amado, algumas pessoas vão odiá-la. E muitas pessoas amaram essa minissérie original — com certeza, ela foi brilhante. Recebi muitas cartas de haters antes mesmo de começar as gravações.”
Robert Downey Jr. durante divulgação de 'Crimes de um Deteive' (Foto: Evan Agostini/Getty Images)

Apesar disso, as críticas mencionadas pelo cineasta dizem respeito a elementos que só poderiam ser descobertos após o lançamento, por quem assistiu. O diretor afirma:

As pessoas me criticavam por mudar o período de tempo, por ter comprimido a história e aliviado o final. Todas essas coisas estavam presentes no roteiro do próprio (Dennis) Potter.”

Gordon também garantiu não ter feito nada além do que foi escrito. Negou, ainda, que as mudanças feitas tinham o intuito de gerar maior bilheteria.

Não fiz nada que não estivesse no roteiro do Potter! Acho que ele teve razões fortes para todas as mudanças feitas em seu próprio material, incluindo uma resolução levemente mais positiva - por conta disso, fomos criticados porque as pessoas pensaram que estivéssemos tentando vender mais entradas ou algo assim. Acreditem em mim, nunca imaginamos que esse filme venderia muitos bilhetes e é por isso que o fizemos desta forma.”

Sobre Crimes de um Detetive

Crimes de um Detetive tem como protagonista um escritor chamado Dan Dark (vivido por Robert Downey Jr.), hospitalizado em decorrência de uma séria doença de pele. No local, passa a imaginar ser o detetive do livro que está reescrevendo.

Além de Downey Jr., o elenco também conta com as presenças de Katie Holmes, Adrien Brody, Robin Wright, Jeremy Northam e Carla Gugino. O veterano Mel Gibson não só atua, como também exerce função de produtor.

Crimes de um Detetive recebeu avaliações medianas a negativas. A atuação do próprio Robert Downey Jr. se provou um dos seus poucos pontos positivos, segundo a crítica no geral. Sua bilheteria ainda teve baixa arrecadação: pouco mais de US$ 435 mil, com um orçamento na casa de US$ 8 milhões.

+++LEIA MAIS: Downey Jr. 'improvisava' falas de Homem de Ferro: 'não vou falar essa p*rra de texto'

Colaborou: Augusto Ikeda.

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.