Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / DIFICULDADE

O filme que Joaquin Phoenix classifica como um de seus mais desafiadores

Obra escolhida pelo ator explora, de forma semifictícia, a vida de um renomado escritor francês

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 26/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix (Foto: Carlos Alvarez/Getty Images)
Joaquin Phoenix (Foto: Carlos Alvarez/Getty Images)

Joaquin Phoenix já demonstrou ser um ator bem versátil. Além dos diversos personagens distintos que já interpretou, é conhecido por seu hábito de improvisar no set de filmagem para melhorar sua atuação.

Em meio a tantos trabalhos desafiadores, qual foi o mais difícil deles para o ator? Phoenix revelou sua escolha — até aquele momento — em entrevista de 2014 à BBC. Obviamente, o ator não poderia citar Coringa (2019), seu papel mais famoso e que exigiu bastante dele, mas seu catálogo já contava com mais de 25 longas àquela altura — incluindo Johnny & June (2005), Gladiador (2000), Ela (2013) e tantos outros.

Dito isso, para Joaquin, o filme mais desafiador de sua carreira até então havia sido Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000). Ao explicar, o artista lembrou ter iniciado os trabalhos no longa após finalizar outros dois filmes — Gladiador e Caminho Sem Volta (2000) — sem fazer uma pausa.

Ele disse:

Contos Proibidos do Marquês de Sade foi uma das minhas filmagens mais difíceis. Tinha terminado Gladiador, aí fui participar das regravações de Caminho Sem Volta durante uma semana, voltei para Londres e comecei os ensaios para Contos. Estava exausto.”

O ator também contou ter gravado as cenas mais intensas do filme justamente nas semanas finais. Cogitou até não conseguir finalizá-las.

Joaquin Phoenix (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Ainda assim, encontrou forças graças aos seus colegas de trabalho. Ele relembra:

Filmamos praticamente em ordem e algumas das cenas mais intensas ocorreram nas últimas semanas. Nas três últimas semanas de Contos, não sabia se conseguiria terminar o dia. Mas quando o Geoffrey Rush aparece, ou a Kate Winslet, isso te inspira. É um esforço em conjunto, você precisa de todos ao seu redor.”

Joaquin Phoenix e Contos Proibidos do Marquês de Sade

Contos Proibidos do Marquês de Sade explora, de forma semifictícia, os anos finais de vida e trabalho do escritor e político francês Marquês de Sade. O filme é baseado na peça de teatro homônima lançada em 1995.

Além de Joaquin Phoenix, o elenco do longa conta com Geoffrey Rush, Kate Winslet e Michael Caine. A direção é de Philip Kaufman.

Contos Proibidos do Marquês de Sade foi recebido com diversas críticas positivas, registrando 75% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ainda obteve diversas indicações a prêmios, incluindo três categorias do Oscar e duas do Globo de Ouro.

Apesar disso, teve números modestos de bilheteria, quase proporcionais ao investimento. Foram US$ 18 milhões arrecadados, com um orçamento de US$ 13,5 milhões.

Colaborou: Augusto Ikeda.

+++LEIA MAIS: Coringa: Delírio a Dois: Como Lady Gaga deixava Joaquin Phoenix 'doente todos os dias'?

+++LEIA MAIS: James McAvoy diz que Joaquin Phoenix desistiu de estrelar Fragmentado pouco antes das filmagens

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.