Longa escolhido foi gravado pouco tempo após a atriz se tornar conhecida do público
Publicado em 30/10/2024, às 08h00
Uma das atrizes mais prestigiadas de todos os tempos, Meryl Streep recebeu impressionantes 21 indicações ao Oscar, conquistando o prêmio máximo do cinema em três ocasiões. São vários os seus trabalhos de destaque: O Diabo Veste Prada, A Escolha de Sofia, As Pontes de Madison, A Casa dos Espíritos, Mamma Mia, A Dama de Ferro, Desventuras em Série e por aí vai.
Naturalmente, porém, não se trata de uma carreira apenas de acertos. Streep já até revelou qual trabalho representa o maior arrependimento de sua carreira. O filmlonga escolhido foi gravado pouco tempo após a atriz se tornar conhecida do público.
Em entrevista de 2009 publicada no canal do YouTube KGSM MediaCache (via Far Out Magazine), a atriz falou um pouco a respeito de sua trajetória. Em determinado momento, foi questionada se já teve o sentimento de falhar completamente.
Em sua resposta, garantiu ter tido essa sensação. Foi quando mencionou o título infame — Na Calada da Noite (1982) — e justificou sua escolha.
Sinto que falhei completamente com um filme chamado Na Calada da Noite, que eu fiz após terminar Kramer vs Kramer com Robert Benton. Ele era o diretor, um diretor maravilhoso. Era um filme noir, um gênero com o qual tenho afinidade porque me pediram apenas para ser misteriosa e bonita. Quanto mais percebia o que era esse trabalho, mais sentia que não conseguiria fazê-lo.”
A atriz reforçou a opinião em 2013, agora em participação no programa do apresentador Andy Cohen. Ao ser questionada para mencionar um filme ruim que gravou, citou justamente Na Calada da Noite. Na sequência, quando perguntada sobre do que o longa se tratava, disse apenas o seguinte:
Não se preocupe com isso.”
Na Calada da Noite é protagonizado por um psiquiatra chamado Sam Rice, que se apaixona pela amante de um dos seus pacientes. No entanto, o personagem logo suspeita que ela pode ser uma assassina.
Meryl Streep compõe o elenco com Roy Schneider, Jessica Tandy, Joe Grifasi, Sara Botsford e Josef Sommer. Além da direção, Robert Benton também assina o roteiro.
Na Calada da Noite recebeu críticas medianas a positivas e possui 67% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os números de bilheteria foram modestos.
Uma curiosidade a respeito do longa é o fato de também se tratar de uma homenagem aos trabalhos de Alfred Hitchcock. Há diversas cenas inspiradas nas obras dirigidas pelo cineasta, como Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960).
+++LEIA MAIS: Como o 11 de setembro inspirou Meryl Streep a fazer Mamma Mia!
+++LEIA MAIS: 10 vezes em que Meryl Streep foi esnobada pelo Oscar, segundo site [LISTA]
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.