Encerramento da icônica trilogia dirigida por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão 3 foi o mais criticado da franquia estrelada por Al Pacino
Encerramento de uma das grandes trilogias de Hollywood, O Poderoso Chefão 3 tinha um final original que Al Pacino, intérprete de Michael Corleone, "amava." Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme chegou aos cinemas brasileiros em 15 de março de 1991.
Vale lembrar como a produção encerra com Mary (Sofia Coppola), filha de Michael Corleone, assassinada e, anos depois, o protagonista morre de velhice. No livro de memórias Sonny Boy: A Memoir, Pacino relembra os bastidores do terceiro filme.
"No final do filme, Michael seria assassinado nas escadas da igreja. Ele desce os degraus e descansa no chão lá embaixo," escreveu (via NME). "Kay, a ex-mulher dele, corre para o lado dele. Ela olha para o rosto dele e pergunta: 'Michael, você está morrendo? Você vai morrer?' E Michael olha para ela e diz: 'Não.' Final fenomenal."
Um retorno brilhante ao primeiro OPoderoso Chefão, quando Michael termina sua vida com uma última mentira para Kay.
Em seguida, o ator admitiu como surgiram problemas após os atores Richard S. Castellano e Robert Duvall se recusarem a retornar como Peter Clemenza e Tom Hagen, respectivamente. Essa ausência foi considerada como "grande falta."
"Com grande parte do filme dependendo do personagem [de Duvall], nenhum de nós sabia o que fazer sem ele. Francis e Mario tiveram que reconstruir a história, mas foram escritores brilhantes e mudaram todo o roteiro," continuou. "Até mesmo o final que eu tanto amei teve que acabar – em vez disso, Michael morreria de velhice, na solidão, depois que sua filha, Mary, foi morta na tentativa de assassiná-lo."
Então, Al Pacino falou sobre as críticas negativas de O Poderoso Chefão 3, amplamente considerado inferior aos dois primeiros filmes. Para o artista, um ponto de conflito comum é "a busca de redenção de Michael."
"Não acho que o público quisesse que Michael passasse o filme buscando perdão pelos seus pecados. Eles queriam que Michael continuasse a ser Michael. Eles queriam o Chefão," explicou. "É isso que amamos nele, certo? O cara que vimos no final da Parte II estava envolto em pedra. Vi a Parte III como seu esforço para se libertar desse invólucro, procurando uma saída para seu estado de entorpecimento quase traumatizado."
Aquela frase dele que se tornou uma espécie de tradição e que as pessoas ainda se lembram da Parte III, quando ele diz: 'Bem, quando eu pensei que estava fora, eles me puxaram de volta,' resume a necessidade de Michael de sair daquele estado, daquelas correntes que o prendia.
Para celebrar a estreia de Megalópolis, a Rolling Stone Brasil lança um especial de cinema com uma entrevista exclusiva com Francis Ford Coppola. Inabalável diante das reações controversas ao seu novo filme, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
Além disso, o especial traz entrevistas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, que deve representar o Brasil no Oscar em 2025; uma curadoria dos 100 maiores filmes de todos os tempos, sob o crivo de jornalistas e críticos de cinema; uma lista das 101 trilhas sonoras inesquecíveis da sétima arte e muito mais.
A novidade chega às bancas em novembro, mas já pode ser comprada em pré-venda na loja da editora Perfil por R$ 29,90, com envios a partir do dia 6.
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM:Francis Ford Coppola comparece à pré-estreia de Megalópolis em São Paulo
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Bandida (13 de junho)
- Divertida Mente 2 (20 de junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (27 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Armadilha (Agosto)
- Borderlands (8 de agosto)
- O Corvo (22 de agosto)
- Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
- Late Night with the Devil (26 de setembro)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Venom 3 (25 de outubro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)
- O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Al Pacino não acreditou quando Francis Ford Coppola ofereceu papel
+++LEIA MAIS: Al Pacino não sabia que Poderoso Chefão seria ‘bom filme’; entenda
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Qual cena do filme é favorita de Francis Ford Coppola?
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Equipe matou um cavalo de verdade para cena icônica do filme?
+++LEIA MAIS: Morre John Aprea, ator de O Poderoso Chefão 2, aos 83 anos