Colega do astro também foi escalado para interpretar um dos personagens mais queridos das HQs
Publicado em 30/11/2024, às 08h00
Quem vê Robert Downey Jr. hoje pode até se esquecer que o ator chegou ao fundo do poço no passado. Os anos de problemas com drogas e a Justiça cobraram do ator americano um alto preço.
O astro conseguiu botar um fim em seus problemas pessoais e foi escalado para viver o Homem de Ferro nos filmes da Marvel a partir da segunda metade dos anos 2000. O resto é história.
Poucos poderiam imaginar que a volta por cima ocorreria na pele de um herói dos quadrinhos. Mas essa foi justamente sua vontade após buscar inspiração em um inesperado colega de profissão — igualmente escalado para viver um dos personagens mais queridos das HQs.
Em conversa com o podcast Awards Chatter, do The Hollywood Reporter, Downey Jr. disse que Tobey Maguire o inspirou a aceitar o convite para dar vida a Tony Stark nas telonas. Como sabemos, o colega foi o responsável por interpretar o Homem-Aranha na trilogia dirigida pelo cineasta Sam Raimi.
Ele complementa:
Vi o quão difícil eles eram, o quão recompensadores poderiam ser e como (os filmes de super-heróis) estavam se tornando populares. Estava sóbrio por tempo suficiente, com um apetite ainda maior e poderia sentir a obsessão retornando e manifestando a melhor versão de mim mesmo. Estranhamente, estava treinando pesado seis vezes por semana antes de saber que (o papel do Homem de Ferro) estava chegando e me disseram: ‘apenas aja como se algo grande estivesse por vir e se prepare’.”
Vale lembrar que Robert Downey Jr. e Tobey Maguire já gravaram um filme juntos. No caso, GarotosIncríveis (2000), protagonizado por um escritor que dá aulas em uma universidade e tenta finalizar seu segundo livro.
Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), Tobey Maguire teve a chance de voltar a viver o herói — e ao lado de Andrew Garfield e Tom Holland, os demais intérpretes do personagem nas telonas. E se depender do próprio ator, ele pode ser convidado outras vezes para revisitar o grande papel de sua carreira.
Em conversa de 2023 com o site da Marvel, Maguire declarou ter aguardado pela chance de reviver o Homem-Aranha em um filme. Por conta disso, assim que recebeu a proposta para Sem Volta para Casa, aceitou de imediato.
Quando me chamaram inicialmente, já pensei: ‘finalmente!’. Me ligaram e estava imediatamente aberto a vir para fazer isso. E fiquei nervoso: ‘como isso será, qual será a experiência?’.”
O ator revelou continuar aberto a novas oportunidades de viver o Homem-Aranha. Mesmo que se trate de uma participação especial.
Eu amo esses filmes e amo todas as diferentes séries. Se esses caras me ligarem e disserem: ‘você apareceria hoje a noite (como Homem-Aranha) para se divertir?’ ou ‘você apareceria para fazer esse filme, fazer uma cena ou fazer alguma coisa do Homem-Aranha?’. Eu diria: ‘sim!’. Por qual motivo eu não faria isso?”
Por sua vez, Robert Downey Jr. teve seu retorno anunciado aos filmes da Marvel. Porém, como outro personagem: o vilão Doutor Destino, a surgir em Quarteto Fantástico.
O anúncio foi feito durante painel na 2024 Comic-Con International: San Diego (SDCC), em julho. Doutor Destino/Victor von Doom e Homem de Ferro/Tony Stark não possuem qualquer grau de parentesco.
+++LEIA MAIS: Marvel: Qual cena de Vingadores: Ultimato fez Robert Downey Jr. chorar?
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.