Lamentação da atriz envolve um dos filmes gravados ao lado de Tom Cruise, seu ex-marido — mas nada tem a ver com ele
Publicado em 14/11/2024, às 08h00
Com quatro décadas de carreira, Nicole Kidman acumula filmes populares em seu currículo, como Um Sonho Distante (1992), Um Sonho sem Limites (1995), Batman Eternamente (1995), Cold Mountain (2003) e Aquaman (2018). Por seu desempenho em As Horas (2002), venceu o Oscar de melhor atriz e foi indicada ao prêmio em outras oportunidades.
Outro trabalho de destaque da atriz foi De Olhos Bem Fechados (1999), gravado com o então marido Tom Cruise. Acabou por se tornar o último longa do diretor Stanley Kubrick, que faleceu pouco antes de seu lançamento. Com relação a esta obra, Kidman possui um arrependimento que a própria considera o maior de sua trajetória.
Em entrevista de 2012 à FilmMaker Magazine, ela relembrou o que define como o dia mais triste de sua carreira: o dia da morte de Kubrick. A americana teve a oportunidade de assistir à versão final de De Olhos Bem Fechados na noite anterior à morte do cineasta. No dia seguinte, quis telefonar para o diretor, mas logo foi informada a respeito do óbito, provocado por um infarto.
Não ter parabenizado Stanley Kubrick a tempo pela obra é justamente o maior arrependimento da carreira artística de Nicole Kidman. De forma simples e direta, disse:
Na minha vida de filmes, esse foi o pior (dia). E também é o meu maior arrependimento.”
Baseado no livro Breve Romance de Sonho, de Arthur Schnitzler, De Olhos Bem Fechados conta a história de um médico que fica em choque ao descobrir o desejo da esposa em ter o traído meses atrás. Isso o faz embarcar em uma jornada envolvendo orgias promovidas por uma misteriosa sociedade secreta.
Além de Nicole Kidman e Tom Cruise, o elenco traz Sydney Pollack, Todd Field, Marie Richardson e Alan Cumming. Além da direção, Stanley Kubrick também assinou o roteiro e foi o produtor do longa.
De Olhos Bem Fechados recebeu críticas apenas medianas na época de seu lançamento, mas com o passar do tempo, também passou a ser considerado um dos melhores trabalhos de Stanley Kubrick. Também foi o filme mais financeiramente rentável do cineasta: foram US$ 162,1 milhões arrecadados com bilheteria.
Uma curiosidade sobre o longa é que suas gravações levaram pouco mais de um ano para serem finalizadas, incluindo 46 semanas consecutivas de filmagens. Tamanha demora fez o Guinness reconhecer De Olhos Bem Fechados como o filme com as gravações mais longas e contínuas da história.
+++LEIA MAIS: O filme em que Stanley Kubrick explora casamento de Tom Cruise e Nicole Kidman
Colaborou: Augusto Ikeda.