Escolhido do diretor teve a oportunidade de colaborar com ele em dois filmes consecutivos
Publicado em 15/11/2024, às 11h26
Em pouco mais de uma década, Denis Villeneuve deixou de ser um cineasta relativamente desconhecido para se tornar um dos mais prestigiados da atualidade. Nos últimos anos, o canadense dirigiu sucessos como Sicario: Terra de Ninguém (2015), A Chegada (2016), Blade Runner 2049 (2017) e os dois longas do remake de Duna.
Naturalmente, o cineasta já teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas de renome ao longo dos anos, incluindo vencedores do Oscar como Viola Davis, Forest Whitaker, Jared Leto e Javier Bardem. Em meio a tantos nomes de destaque, existe um que se tornou o favorito de Villeneuve — e o próprio já revelou de quem se trata.
Em entrevista de 2014 publicada pelo site do falecido crítico de cinema Roger Ebert, o diretor disse considerar Jake Gyllenhaal o melhor ator com o qual já trabalhou. Villeneuve justificou a escolha com as seguintes palavras:
Ele me levou ao limite o tempo todo. Ele é muito ambicioso. Ele não tem medo de assumir riscos. Ele não tem medo do trabalho e de explorar. Ele sempre quer ir além do limite. Eu exigi dele, encontramos algo e aí, ele vem com uma ideia.”
O cineasta afirmou que enxerga Gyllenhaal como um ator ainda mais maduro. Por conta disso, crê que sua curva de evolução tende a ser cada vez maior.
Ele é alguém que envelheceu bem pois está ficando cada vez mais maduro. Ele foi um adolescente por um bom tempo. Ter se tornado um homem e agora, as melhores partes estão em sua frente. Ele ainda vai nos impressionar no futuro. Fui um diretor melhor trabalhando com ele. Não posso ficar no piloto automático trabalhando com o Jake. Nós flertamos com o desastre e estamos sempre no limite.”
De fato, Denis Villeneuve e Jake Gyllenhaal tiveram bastante tempo para se conhecer. Afinal, trabalharam juntos em dois filmes consecutivos do cineasta: Os Suspeitos e O Homem Duplicado, ambos lançados em 2013.
O primeiro longa tem como enredo o sequestro de duas garotas na Pensilvânia e a procura subsequente por elas. Após a polícia decidir liberar um dos suspeitos do crime, o pai de uma delas decide resolver a situação com as próprias mãos.
Já o segundo filme retrata a vida de dois homens fisicamente idênticos, mas com personalidades completamente distintas. Foi Gyllenhaal o responsável por dar vida aos dois personagens.
Tanto Os Suspeitos quanto O Homem Duplicado foram bem recebidos pela crítica e pelo público. O primeiro título ainda chegou a conquistar o Oscar de melhor fotografia.
+++LEIA MAIS: Matador de Aluguel: Jake Gyllenhaal afirma que contraiu bactéria durante filmagens
Colaborou: Augusto Ikeda.