INSPIRAÇÃO

O melhor filme da história de Hollywood, segundo Spielberg

Em noite de homenagem, Steven Spielberg exalta Francis Ford Coppola e consagra O Poderoso Chefão como obra-prima do cinema americano

Daniela Swidrak (@newtango)

Steven Spielberg na cerimônia do prêmio AFI Life Achievement Award em homenagem a Francis Ford Coppola
Steven Spielberg na cerimônia do prêmio AFI Life Achievement Award em homenagem a Francis Ford Coppola - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

O diretor Steven Spielberg prestou uma homenagem emocionante a Francis Ford Coppola, afirmando que O Poderoso Chefão é “o maior filme americano já feito”. A declaração aconteceu durante a cerimônia do American Film Institute (AFI), que concedeu a Coppola o prêmio pelo conjunto da obra, no último fim de semana (26 de abril), no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Spielberg entregou o troféu ao cineasta ao lado de George Lucas, criador de Star Wars. Os três, que revolucionaram o cinema nos anos 1970, mantêm uma amizade de longa data.

“Você é um guerreiro dos artistas independentes, sempre defendeu suas causas”, disse Spielberg, segundo a Variety. “Mas também — e sempre — foi destemido em sua abertura a novas ideias, opiniões e inspirações”.

Em seu discurso, Spielberg afirmou:

O Poderoso Chefão, para mim, é o maior filme americano de todos os tempos. Muitos artistas recebem aplausos por seu trabalho em um quadro, numa página ou em uma tela de cinema. Mas o nosso aplauso para você, Francis, vem de um tipo diferente de plateia”.

Ele ainda acrescentou:

Quando somos jovens, queremos orgulhar nossos pais. Depois, nossos amigos. Mais tarde, nossos colegas. E, por fim, nossos pares. Mas você, senhor, é impar. Você pegou tudo o que veio antes e redefiniu o cânone do cinema americano. E, ao fazer isso, inspirou toda uma geração de contadores de histórias que querem fazer você se orgulhar — eu incluído”.

Além de Spielberg e Lucas, a cerimônia contou com homenagens dos astros de O Poderoso Chefão, Robert De Niro e Al Pacino. “Você mudou minha vida”, disse De Niro.

Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Robert De Niro e George Lucas – Anna Webber/Getty Images for AFI

 

Apesar de ser considerado um dos maiores nomes da história do cinema, Coppola enfrentou críticas duras com seu filme mais recente, o épico de ficção científica Megalopolis. Financiado com recursos próprios, o longa foi mal recebido por público e crítica. Em fevereiro, após vencer o prêmio de “Pior Diretor” no Framboesa de Ouro 2025, Coppola rebateu nas redes sociais:

Escolhi NÃO seguir as regras covardes de uma indústria apavorada com o risco”.

+++ LEIA MAIS: O único filme de terror melhor que Tubarão, de Spielberg, segundo Tarantino

+++ LEIA MAIS: Disclosure: novo filme de Steven Spielberg sobre OVNIs inicia filmagens

+++ LEIA MAIS: Como Drew Barrymore influenciou decisão de Steven Spielberg de ter filhos

 

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: francis ford coppola, george lucas, O Poderoso Chefão, Steven Spielberg