Diretor responsável pela adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis surpreendeu com elogio entusiasmado a longa que está em cartaz
Publicado em 07/09/2023, às 10h20
Saudosistas de plantão sempre vão reclamar dos filmes de terror atuais. Porém, é fato que o gênero tem passado por um momento interessante nos últimos anos, com algumas obras que estão obtendo bons resultados em bilheteria e aceitação da crítica.
O lendário cineasta Peter Jackson parece ter oferecido mais uma evidência de que a atualidade também tem oferecido longas de terror que valem o destaque. Em um comunicado oficial publicado pela distribuidora Ahi Films (via NME), o diretor de títulos como a franquia O Senhor dos Anéis e o remake de 2005 de King Kong exaltou a nova obra de horror Talk to Me, lançada no Brasil como Fale Comigo.
“É implacavelmente assustador e perturbador, da melhor maneira possível. ‘Fale Comigo’ não é apenas bom – é muito bom. O melhor e mais intenso filme de horror que aproveitei em anos.”
Por um lado, trata-se de uma declaração promocional, publicada pela distribuidora do filme. Por outro, no entanto, é importante observar que Jackson não envolveria seu nome em uma afirmação sobre um longa que ele realmente não gostasse. Talvez valha a pena dar um voto de confiança à indicação.
Como observado pelo site Igor Miranda, Peter Jackson não é totalmente alheio ao mundo do horror. Ele já comandou alguns filmes do gênero no início da carreira, ainda que sempre mesclando com comédia. Fome Animal, Braindead, Náusea Total e Os Espíritos são alguns dos exemplos.
Outro elogio veio de Jordan Peele. O cineasta de obras como Corra! e Nós comentou que sentiu-se inspirado pelo trabalho dos diretores Danny e Michael Philippou em Fale Comigo.
A fala foi revelada por Michael, em entrevista ao IGN. Na ocasião, ele se declarou como um grande fã de Jordan e detalhou como foi sua reação ao receber o elogio.
“Isso foi, de verdade, a coisa mais insana de todos os tempos. Eu tremia enquanto segurava o telefone. Realmente me deixou muito emocionado.”
Em cartaz nos cinemas brasileiros, Fale Comigo conta a história de um grupo de amigos que descobre como invocar espíritos usando uma técnica de “mão embalsamada”. Tentando falar com a mãe morta, Mia (interpretada por Sophie Wilde) se junta aos amigos para mais uma sessão de invocação, mas um deles vai longe demais e acaba libertando criaturas sobrenaturais macabras.
O longa teve sua estreia no festival internacional Sundance e vem acumulando críticas positivas desde então. A direção é de Danny e Michael Philippou, do canal de YouTube RackaRacka, enquanto a produção fica a cargo da A24, empresa responsável por sucessos do gênero como X – A Marca da Morte e o vencedor do Oscar Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo.
Com orçamento de US$ 4,5 milhões, Fale Comigo já arrecadou aproximadamente US$ 43 milhões em bilheteria - e o número deve aumentar com o lançamento ao redor do mundo. O elenco conta com Zoe Terakes (Hayley), Sophie Wilde (Mia), Miranda Otto (Sue), Jett Gazley (Alex Varolli), Chris Alosio (Joss), Otis Dhanji (Daniel), Joe Bird (Riley), Alexandra Jensen (Jade), entre outros.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.