EXCLUSIVA

O Último Canto das Cigarras, com Alírio Netto e Lívia Dabarian, inicia filmagens

Artistas irão gravar cenas do longa durante o festival Capital Moto Week, que acontece até o dia 2 de agosto em Brasília

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

O Último Canto das Cigarras, com Alírio Netto e Lívia Dabarian, inicia filmagens em Brasíia
O Último Canto das Cigarras, com Alírio Netto e Lívia Dabarian, inicia filmagens em Brasíia - Adasat Barroso

Diretamente da Espanha, Alírio Netto Lívia Dabarian desembarcaram no Brasil para as filmagens de O Último Canto das Cigarras, que já tiveram início em Brasília. A novidade, classificada como um “filme musicado”, une drama e música em uma história sobre recomeços.

Na história, escrita e dirigida por Tercio GarofaloSebastian (Alírio Netto) é um cantor de sucesso internacional que, após perder a voz em um trágico acidente, vê a sua identidade ruir. É nesse período que ele conhece Aurora (Lívia Dabarian), uma cantora frustrada, filha do dono de uma fábrica de pianos, que teve a sua voz reprimida desde a juventude. A partir desse encontro, a música reaparece como força transformadora e faz com que eles encontrem a possibilidade de um novo começo.

A novidade nasceu do desejo de Tercio Arílio de explorar o lado menos glamuroso da vida artística, que inclui frustrações, perdas e reconstruções: “Esse filme é um sonho antigo”, afirma o ator e cantor. “E o mais bonito é que eu não só estou interpretando esse personagem, como também estou compondo a trilha sonora do filme. Todas as músicas, todas as letras, nascem dessa jornada dele. (…) É o que ele sente, é a voz interna que ainda grita mesmo quando a voz física some.”

Parte central do projeto, a música é executada ao longo da história, com os atores cantando em cena. Para isso, a dupla se dedicou a uma preparação intensa: Alírio precisou descobrir como soar como uma pessoa sem voz, enquanto Lívia participou de um laboratório focado em piano, já que é um instrumento importante para a sua personagem.

“Música é uma das melhores formas de comunicação, e não só para nós, que somos cantores e atores, mas para todos”, diz Lívia. “Quando uma pessoa s sente feliz, vai em um show ou em uma festa com música animada para comemorar. Ou, quando se sente melancólica, vai em um concerto ou escuta aquela música que toca o seu coração. Então isso faz dessa história, para nós, ainda mais profunda, porque temos a possibilidade de mostrar na telona uma conexção genuína guiada pelas notas de uma música.”

Assim como aconteceu com Bradley Cooper e Lady Gaga em Nasce Uma Estrelalonga de 2018, algumas sequências de O Último Canto das Cigarras serão filmadas durante o festival Capital Moto Week, que acontece até o dia 2 de agosto, com artistas como Angra — com participação de Alírio Netto —, Cidade Negra, Charlie Brown Jr., Detonautas e Magic!. A ideia é trazer mais autenticidade e emoção à história, que ainda não tem previsão para chegar aos cinemas.

LEIA TAMBÉM: MIS exibe documentário sobre Raul Seixas seguido de debate com especialistas

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Alírio Netto, Lívia Dabarian, O Último Canto das Cigarras, Tercio Garofalo