Oppenheimer não é uma cinebiografia, garante Nolan

Segundo o diretor Christopher Nolan, cinebiografias são 'um gênero que não existe' e algo que Oppenheimer se distancia

Redação

Publicado em 18/07/2023, às 16h50
Cillian Murphy em Oppenheimer (Foto: Divulgação / Universal Pictures)
Cillian Murphy em Oppenheimer (Foto: Divulgação / Universal Pictures)

Por mais que retrate os acontecimentos históricos da criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, a qual aconteceu entre 1939 e 1945, Oppenheimer não é uma cinebiografia como Bohemian Rhapsody (2018), Marighella (2021) e King Richard: Criando Campeãs (2021).

Quem falou sobre isso foi o próprio Christopher Nolan, diretor do filme estrelado por Cillian Murphy, que criticou bastante a nomenclatura "cinebiografia" durante entrevista ao Omelete. "Para mim, esse é um gênero que não existe: se você tenta contar a história da vida de alguém no cinema, seja em Lawrence da Arábia (1962) ou Cidadão Kane (1941), e é bem-sucedido... ninguém mais chama seu filme de cinebiografia! Ele se torna uma aventura, um drama ou algo assim."

+++LEIA MAIS: Oppenheimer é 'o melhor filme no qual participei', diz Robert Downey Jr.

Minha missão era entrar na cabeça dele, entender o que ele via naquele mundo quântico ao qual só ele tinha acesso, e que ele extrapolou para criar essa arma de destruição em massa," continuou o cineasta na conversa.

Além disso, Nolan comentou a motivação para fazer um filme como Oppenheimer: "Uma parte da minha fascinação vem do medo terrível de armas nucleares que eu desenvolvi na adolescência. Crescendo durante os anos 1980, no Reino Unido, esse era um assunto muito predominante."

Por outro lado, a história da vida dele [J. Robert Oppenheimer] é uma das mais dramáticas que eu já encontrei, então me senti atraído por esse desafio de trazer o público para o mundo dele, contar esse momento histórico através dos olhos dele.

+++LEIA MAIS: Oppenheimer tem um 'final complicado' e parecido com A Origem, diz Nolan


Mais sobre Oppenheimer

Com direção de Christopher Nolan e estreia marcada para 20 de julho de 2023 nos cinemas brasileiros, Oppenheimer conta com nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Jack Quaid, Emily Blunt, Matt Damon, Rami Malek, entre outros. Leia a sinopse abaixo:

O físico J. Robert Oppenheimer trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.