Os 3 únicos filmes melhores que Taxi Driver, segundo Tarantino
Quentin Tarantino chegou a escrever o ranking dos 11 melhores longas de todos os tempos, com destaques para faroestes clássicos
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 09/04/2025, às 14h06 - Atualizado em 15/04/2025, às 16h38
Conhecido como um dos grandes diretores da história de Hollywood e responsável por sucessos como Kill Bill: Volume 2 (2004), Era uma Vez em... Hollywood (2019), Bastardos Inglórios (2009) e Django Livre (2012), Quentin Tarantino sempre costuma falar dos filmes que mais gosta - e até fez um ranking no qual colocava Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976) em quarto lugar.
Um dos grandes clássicos da carreira de Martin Scorsese, Taxi Driver foi lançado em 22 de março de 1976 nos cinemas brasileiros. O elenco contou com nomes como Robert De Niro (Travis Bickle), Jodie Foster (Iris Steensma), Harvey Keitel (Sport) e Cybill Shepherd (Betsy). Leia a sinopse abaixo:
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
Segundo informações da revista Far Out, o cineasta fez uma lista dos 11 filmes favoritos dele. Em primeiro lugar, ficou Três Homens em Conflito (1966), considerado um dos grandes filmes de todos os tempos por diversos cinéfilos, críticos e pessoas da indústria.
O longa, dirigido por Sergio Leone, foi lançado no Brasil em 11 de janeiro de 1968. Com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef no elenco, a produção se destacou pela fotografia com planos gerais e close-ups marcantes.
"Nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão, um pistoleiro misterioso tenta trabalhar em conjunto com um bandido e um caçador de recompensas para encontrar um tesouro escondido. Os homens são obrigados a forjar uma difícil aliança visto que cada um conhece apenas uma parte da localização da fortuna. O problema é que nenhum deles tem a intenção de dividir a riqueza", diz a sinopse.
Como Far Out relatou, Quentin Tarantino exaltou Três Homens em Conflito anteriormente: "Quando se trata dos cineastas dos anos 1960 que mais significaram para os cineastas dos anos 1990 e 2000, acredito que Leone está apontando o caminho para o cinema moderno. Você não passa de Leone, você começa com Leone".
Eu diria até que [Leone] é a melhor combinação de um estilista de cinema completo, onde ele cria seu próprio mundo, e um contador de histórias.
Em segundo lugar, o diretor colocou outro faroeste: Onde Começa o Inferno (1969), de Howard Hawks. O pódio encerra com o thriller Um Tiro na Noite (1981), estrelado por John Travolta (Jack Terry), seguido de Taxi Driver – Motorista de Táxi.
Os 11 melhores filmes de todos os tempos, segundo Quentin Tarantino
- Três Homens em Conflito (1966) – Sergio Leone;
- Onde Começa o Inferno (1959) – Howard Hawks;
- Um Tiro na Noite (1981) – Brian De Palma;
- Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976) – Martin Scorsese;
- Jejum de Amor (1940) – Howard Hawks;
- Cinco dedos de violência (1972) – Jeong Chang-Hwa;
- A Caixa de Pandora (1929) – Georg Wilhelm Pabst;
- Carrie, a Estranha (1976) – Brian de Palma;
- Odeio-te Meu Amor (1948) – Preston Sturges;
- Cinco Covas no Egito (1943) – Billy Wilder;
- Tubarão (1975) – Steven Spielberg;

+++LEIA MAIS: O melhor filme de Tarantino, segundo o próprio diretor