Em 2024, cinemas receberam filmes como Entrevista com o Demônio, A Substância, Um Lugar Silencioso: Dia Um, Não Fale o Mal e Longlegs - Vínculo Mortal
Com a queda dos filmes de super-herói, diversos longas de terror em Hollywood tiveram grande desempenho em 2024, seja em público ou crítica especializada. Agora, um ranking mostra os 50 principais projetos do gênero no ano.
A lista em questão foi elaborada pelo Rotten Tomatoes, que elencou as melhores produções do horror em 2024 com base na porcentagem de aprovação da crítica especializada feita no site. O primeiro lugar ficou com Entrevista com o Demônio, que chegou em 4 de julho aos cinemas brasileiros.
+++LEIA MAIS: Maníaco do Parque cria clima de terror em trailer do longa do Prime Video
Já o pódio termina com Oddity - Estranheza em segundo lugar, enquanto o filme de terror francês Infestação ficou em terceiro. O ranking ainda conta com longas como A Substância, Um Lugar Silencioso: Dia Um e Alien: Romulus. Veja a lista abaixo:
+++LEIA MAIS: Não Fale o Mal, remake de terror dinamarquês, estreia nos cinemas brasileiros
Estrelado por David Dastmalchian, de Duna (2021) e O Esquadrão Suicida (2021), Entrevista Com o Demônio acompanha Jack Delroy, um apresentador de um talk show televisivo, que está tentando ao máximo recuperar a sua audiência após ficar afastado da TV por causa da morte de sua esposa (Georgina Haig, Once Upon a Time).
Em uma noite de Dia das Bruxas, em 1977, ele resolve dar a sua cartada final e convida um médium, que promete se comunicar com os mortos (Fayssal Bazzi, C*A*U*G*H*T); um cético, que diz conseguir desvendar qualquer charlatão (Ian Bliss, Matrix Revolutions); e a grande atração da noite, Lilly (Ingrid Torelli, Cinco Quartos), uma menina que, supostamente, vive com um demônio dentro de si.
Com a ajuda da tutora da menina, a dra. June Ross-Mitchell (Laura Gordon, Jogos Mortais V), Jack quer tentar realizar uma possessão demoníaca no palco de seu programa. Porém, a situação foge do seu controle e se torna perigosa para todos os presentes, mas especialmente para o apresentador, que vê os seus segredos serem revelados ao mundo todo. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: Entrevista Com o Demônio peca por subestimar a própria inteligência; leia a crítica
Entrevista Com o Demônio mescla livremente dois gêneros cinematográficos diferentes: mocumentário e found footage. O longa introduz a história de Jack Delroy e, em seguida, apresenta o registro histórico de um episódio de seu programa de TV, Night Owls, com direito a algumas espiadinhas nos bastidores daquela fatídica noite de Dia das Bruxas.
No entanto, apesar de parecer como uma reprodução de algo que realmente aconteceu, a história não passa criação dos irmãos Colin e Cameron Cairnes: "Esses programas noturnos eram muito empolgantes para nós, quando éramos meninos", contaram à Variety sobre a inspiração para o longa.
"Ficar acordado até tarde para assistir TV era uma espécie de tabu, mas nós assistíamos e víamos coisas que as crianças provavelmente não deveriam ver. Então, estávamos tentando capturar esse sentimento, assim como o perigo da TV ao vivo, a natureza improvisada dela", acrescentou Cameron.
Para que o filme reproduzisse perfeitamente esse tipo de programa, os irmãos mergulharam em uma profunda pesquisa para desenvolver Entrevista Com o Demônio: “Começamos a assistir programas como os de Johnny Carson, Dick Cavett e tudo o mais que existia naquela época”, diz o cineasta.
“Começamos a ver como funcionam os sets deles e tudo mais. Eu sabia como, [porque] já havia feito essas entrevistas antes, então tinha uma ideia. Observamos seus planos de fundo, os acabamentos, as cores e outras coisas e partimos daí. Eu disse: ‘Vamos [usar] predominantemente marrons e laranjas’”, continuou Cameron.
Veterano da TV, Matthew Temple foi contratado como diretor de fotografia, para que pudesse dar os toques finais não só no programa, mas também nos bastidores da história e no estilo de doccumentário que complementam o longa:
"Ele desenterrou seus antigos rascunhos da década de 1980, quando ainda treinava para ser operador de câmera. Era o que todos aquelas caras antigos, das décadas de 1960 e 1970, haviam ensinado a ele sobre como filmar para a televisão. Isso se tornou a Bíblia para a equipe de filmagem", revelou Colin.
"Foi maravilhoso vê-los adotar um novo estilo de filmagem. Eles tiveram que desaprender a ser cineastas para um fazer um autêntico programa de televisão. Até a iluminação: era uma questão de ir a todos aqueles armazéns antigos e tirar o pó de todas as luzes antigas, coisas que não eram usadas há 30 anos, e montá-las. Foi assim em todos os departamentos", ainda disse.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- A Sociedade da Neve
- Meninas Malvadas: O Musical
- Anatomia de uma Queda
- Todos Menos Você
- Pobres Criaturas
- Madame Teia
- O Menino e a Garça
- Duna: Parte 2
- Todos Nós Desconhecidos
- Godzilla e Kong: O Novo Império
- Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
- Guerra Civil
- Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2
- Planeta dos Macacos: O Reinado
- Divertida Mente 2
- Bandida: A Número Um
- Tô de Graça
- Um Lugar Silencioso: Dia Um
- Entrevista Com o Demônio
- MaXXXine