Muitos filmes de terror clássicos contam com protagonistas mulheres — mas elas também se destacam atrás das câmeras, na direção
No cinema, o gênero do terror é repleto de protagonistas mulheres icônicas e marcantes, como nos filmes Carrie, a Estranha(1976), Suspiria(1977), Midsommar(2017), A Bruxa(2015) e mais. Contudo, as mulheres também se destacam — e muito — atrás das câmeras, sendo responsáveis por dirigir clássicos do horror inesquecíveis.
Pensando nisso, confira os seis melhores filmes de terror dirigidos por mulheres, segundo ranking e sinopses do Rotten Tomatoes:
+++ LEIA MAIS: Halloween: Jamie Lee Curtis não assiste filmes de terror; entenda
Dirigido por Jennifer Kent, O Babadook (2014) é um clássico do terror que conta a história de uma “viúva com problemas (interpretada por Essie Davis) quem descobre que o filho está dizendo a verdade sobre um monstro que entrou em sua casa através das páginas de um livro infantil.”
Os Tigres Não Têm Medo (2017) é uma produção em língua espanhola dirigida por Issa López. No filme, somos apresentados ao desaparecimento da mãe de uma menina. “Deixando-a sozinha, ela vai para uma gangue de meninos de rua, levando a uma trágica cadeia de eventos.”
Co-produzido pelos Estados Unidos e Irã, Garota Sombria Caminha pela Noite (2014) é considerado um terror extremamente original de Ana Lily Amirpour. O filme retrata “moradores de uma cidade iraniana desgastada que encontram uma vampira do skate (Sheila Vand) quem ataca homens que desrespeitam as mulheres.”
As Boas Maneiras (2016) é um filme brasileiro de Juliana Rojas e Marco Dutra, e foi protagonizado por Marjorie Estiano e Isabél Zuaa. Na produção, “uma mulher rica e misteriosa contrata uma enfermeira solitária chamada Clara para ser a babá de seu filho que vai nascer. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão cuidar da monstruosidade e protegê-la de outras pessoas.”
“Elaine (Samantha Robinson), bela jovem bruxa, quer encontrar um homem que a ame. Em seu apartamento gótico vitoriano, faz feitiços e poções, depois pega homens e os seduz. No entanto, os feitiços funcionam muito bem, e ela acaba com uma série de vítimas infelizes. Quando finalmente conhece o homem dos sonhos, seu desespero para ser amada a leva à beira da insanidade e do assassinato.” O filme é dirigido por Anna Biller e mistura drama, horror e comédia.
Filme de Ana Asensio, Most Beautiful Island(2017) retrata “uma imigrante ilegal lutando para começar uma nova vida na cidade de Nova York que tem uma grande oportunidade, mas conforme o dia se transforma em noite, ela descobre que foi atraída para um jogo perigoso.”