Os 9 melhores filmes do século XXI, segundo Bong Joon-ho
Em 2019, Bong Joon-ho, dirigiu Parasita, filme que se tornou o primeiro filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Bong Joon-ho é um renomado diretor e roteirista sul-coreano, conhecido por suas obras que misturam crítica social, suspense e humor ácido. Ganhou reconhecimento internacional com filmes como Memórias de um Assassino (2003), O Hospedeiro (2006) e Expresso do Amanhã (2013).
Em 2019, entrou para a história do cinema ao dirigir Parasita, que se tornou o primeiro filme não falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme, além de levar as estatuetas de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.
Joon-ho aprecia produções que mesclam o apreço pelo cinema contemporâneo de autor com um interesse por narrativas densas e estilizadas, transitando com facilidade entre o independente e o mainstream mais sofisticado. No geral, o diretor é alguém que valoriza filmes que provocam, desafiam e ecoam na cabeça depois dos créditos
Embora a lista passe por gêneros diferentes (drama romântico, sci-fi, faroeste moderno, suspense investigativo) todos os títulos têm em comum um tratamento narrativo e visual mais sofisticado, com um olhar autoral por trás da direção.
Confira a lista completa abaixo:
- Asako I & II (2018)
- Lazzaro Felice (2018)
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
- Um Estranho no Lago (2013)
- O Dia em que Ele Chegar (2011)
- A Rede Social (2010)
- Guerra dos Mundos (2005)
- Zodíaco (2007)
Fonte: NY Times
LEIA TAMBÉM: A reflexão de Ney Matogrosso sobre ter saído ileso da epidemia de aids