Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / Influências

Os melhores filmes de todos os tempos na opinião de Johnny Depp

Entre os escolhidos do ator estão três longas dos anos 1980, clássico de 1944 e um título com sua presença

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 01/10/2024, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Johnny Depp (Foto: Marilia Sicilia/Getty Images)
Johnny Depp (Foto: Marilia Sicilia/Getty Images)

Seja ou não famoso, todo ator e atriz tem sua lista de filmes favoritos — até como forma de refletir suas influências. Quem já revelou ao público seus prediletos foi Johnny Depp.

A revelação foi feita pelo ator à Entertainment Weekly. Johnny Depp escolheu cinco filmes, sendo três deles lançados nos anos 1980 - década em que iniciou sua carreira -, um clássico dos anos 1940 baseado em uma obra de um escritor renomado e um longa com sua presença. Confira os escolhidos a seguir.

Os melhores filmes na opinião de Johnny Depp

Daunbailó (1986)

Daunbailó tem como enredo três detentos — sendo dois deles condenados injustamente — tentando encontrar uma forma de fugir da prisão. Diferente de outros filmes semelhantes, este foca na interação dos protagonistas ao invés dos planos e a dinâmica de fuga deles. Responsável por marcar o primeiro papel internacional do renomado ator italiano Roberto Benigni, a obra foi comentada da seguinte forma por Johnny Depp:

+++LEIA MAIS: Johnny Depp revela por que quase não fez teste para Edward Mãos de Tesoura

Uma trama criminal doce, engraçada e existencialista como só Jim Jarmusch (diretor) poderia conceber. Coisas superlativas. Um dos meus favoritos de todos os tempos.”

Ed Wood (1994)

O único filme da lista de Johnny Depp com a presença do próprio ator e mais um de sua longa parceria com o diretor Tim Burton. Ed Woodse trata de uma cinebiografia focada na vida e carreira de mesmo nome — interpretado justamente pelo ator —, considerado o “pior diretor da história” por ter dirigido muitos filmes de qualidade questionável ao longo de sua carreira. Depp afirma:

Apesar do meu envolvimento, este filme é uma joia delicada e cômica. Um elenco incrível para se trabalhar junto, com Martin Landau, Bill Murray, mas, claro, com Tim Burton, existe uma sensibilidade quase fraterna, que deu alegria à experiência. Em última análise, sinto que, com a liberdade artística que tínhamos, TB produziu um clássico americano. Uma carta de amor para um cineasta que não recebeu muitas.”

Os Desajustados (1987)

Os Desajustados é baseado na vida de seu diretor e roteirista, Bruce Robinson — mais precisamente o período do final dos anos 1960 em Londres. Seu enredo explora dois atores desempregados que dividem um apartamento. A dupla decide viajar para esquecer seus problemas, mas os planos não saem como esperado. Johnny afirma:

Nenhum outro filme na história tem suas falas tão citadas ou inspirou tanta lealdade de culto quanto este. Provavelmente o filme mais engraçado que já vi! Bruce Robinson. Há outro gênio ali. Literalmente, um dos três melhores filmes de todos os tempos para mim.”

Uma Aventura na Martinica (1944)

Esse clássico é baseado no livro homônimo do renomado escritor Ernest Hemingway. Uma Aventura na Martinicamistura aventura, guerra e romance e explora a relação amorosa entre um pescador morador da ilha de Martinica e uma nômade americana durante a época em que a França (responsável pelo controle de Martinica) teve de resistir à invasão nazista na Segunda Guerra Mundial. O ator declara:

+++LEIA MAIS: Johnny Depp homenageia ator de Piratas do Caribe morto por tubarão

Um casamento de três das minhas coisas favoritas: Bogart, filme noir dos anos 40 e Hemingway. Não sei como se supera isso. Não é justo com ninguém, não é mesmo? Ah, sim… e Lauren Bacall como a garota dos sonhos de todo homem com pulso e muito mais.”

Vida Cigana (1988)

Esse título pouco conhecido e produzido em três países — Reino Unido, Itália e a então Iugoslávia — tem como enredo um jovem cigano com poderes telecinéticos, mas que é enganado para usá-los em crimes. Vida Cigana retrata seu protagonista desde a infância, em um vilarejo iugoslavo, até o início de sua vida adulta, já na cidade italiana de Milão, onde passa a ter uma vida criminosa. Depp comenta:

Emir Kusturica (diretor) é um gênio. Isto é poesia visual, com uma porção saudável de magia e absurdo. Um dos últimos verdadeiros autores, ao lado de Tim Burton e Jim Jarmusch, mantendo viva a arte no cinema.”

Sobre Johnny Depp

Johnny Depp iniciou sua carreira na televisão e se popularizou ao participar da série Anjos da Lei. Não demorou muito até que migrasse para os cinemas e se consolidasse como um dos grandes atores de sua geração.

Edward Mãos de Tesoura, protagonista do filme homônimo lançado em 1990; o Capitão Jack Sparrow na franquia Piratas do Caribe; Willy Wonka no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate(2005) e o Chapeleiro Maluco em Alice no País das Maravilhas(2010) são só alguns exemplos de seus trabalhos mais conhecidos.

Além da atuação, Depp tem trabalho de longa data como músico. Alguns de seus projetos mais conhecidos incluem o Hollywood Vampires — ao lado de Alice Cooper e Joe Perry (Aerosmith) — e uma colaboração com o falecido Jeff Beck, que rendeu um álbum.

Colaborou: Augusto Ikeda.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.