Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Os melhores filmes de todos os tempos, segundo Wes Anderson [LISTA]

Wes Anderson dirigiu filmes como A Vida Marinha com Steve Zissou e O Grande Hotel Budapeste

Redação Publicado em 03/03/2023, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wes Anderson (Foto: Stefania M. D'Alessandro/Getty Images for Fondazione Prada)
Wes Anderson (Foto: Stefania M. D'Alessandro/Getty Images for Fondazione Prada)

Conhecido pelo estilo único de direção nos filmes (seja live-action ou stop motion), Wes Anderson comandou produções como A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), O Grande Hotel Budapeste (2014), Moonrise Kingdom (2012), O Fantástico Sr. Raposo (2009) e Ilha de Cachorros (2018). Porém, segundo o cineasta, nenhum desses longas se encaixa na lista de melhores de todos os tempos.

Assim como Martin Scorsese fez o ranking dos melhores filmes da história na opinião dele, a revista Sight And Sound pediu o mesmo para Anderson, que se mostrou grande fã do cinema francês (todos os 10 longas foram feitos na França). Ele justificou essa escolha:

Como a maioria de nós (acho?), não tenho 10 filmes favoritos. Achei melhor escolher meus 10 filmes franceses favoritos (porque faço essa lista na França). Começarei com o número 0: A Tragédia de um Homem Rico (dirigido por Julian Duvivier).

+++LEIA MAIS: A Crônica Francesa: 6 motivos para assistir ao filme de Wes Anderson com Timothée Chalamet [LISTA]

Na primeira posição, o diretor colocou A Grande Ilusão, lançado em 1937. O filme em questão acompanha dois soldados franceses, os quais são capturados por tropas alemãs e fazem amizade com um homem chamado Rosenthal. Eles tentam fugir várias vezes, mas são separados da nova amizade e enviados para uma fortaleza.

Com direção de Jean Renoir, o elenco contou com Jean Gabin (Le lieutenant Maréchal), Dita Parlo (Elsa), Pierre Fresnay (Le captaine de Boeldieu), Erich von Stroheim (Le captaine von Rauffenstein), Julien Carette (Cartier), entre outros.

+++LEIA MAIS: 6 filmes para quem ama Os Excêntricos Tenenbaums, de Wes Anderson: de Grande Hotel Budapeste a Ave, César! [LISTA]

Já o segundo lugar ficou com Crime em Paris, lançado em 3 de outubro de 1947, dirigido por Henri-Georges Clouzot e estrelado por Louis Jouvet e Suzy Delair. Desejos proibidos (1953), de Max Ophüls com Danielle Darrieux, Vittorio De Sica e Charles Boyer.

  1. AGrande Ilusão (1937);
  2. Crime em Paris (1947);
  3. Desejos proibidos (1953);
  4. Viver a Vida (1962);
  5. O Homem que Amava as Mulheres (1977);
  6. Loulou (1980);
  7. Os Renegados (1985);
  8. Olivier, Olivier (1992);
  9. Quando Tudo Começa (1999);
  10. Reis e Rainha (2004).