LUTO

Os tristes anos finais de Val Kilmer, detalhados por familiares

Ator de Top Gun, The Doors e Batman Eternamente faleceu em decorrência de pneumonia uma década após ter lutado contra — e vencido — um câncer

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 04/04/2025, às 15h44
Val Kilmer em 2019 - Foto: Amanda Edwards / Getty Images
Val Kilmer em 2019 - Foto: Amanda Edwards / Getty Images

Val Kilmer nos deixou na última terça-feira, 1º, aos 65 anos. A causa oficial foi uma pneumonia, mas fontes da família do ator apontam que sua saúde já estava deteriorada, a ponto de a perda não ter ocorrido de modo repentino.

De acordo com o site TMZ, que ouviu parentes não identificados, o artista ficou acamado em seus últimos anos. A explicação está no tratamento contra um câncer na garganta ao qual foi submetido na década passada.

Kilmer foi diagnosticado com a doença em 2015 e conseguiu vencer a doença. Todavia, além de ter sido submetido a duas traqueostomias que afetaram seriamente sua voz, o astro ficou debilitado em função do restante da terapia necessária para superar o problema de saúde. O texto do TMZ afirma que “o corpo dele simplesmente não conseguia continuar lutando, até que no fim ‘desligou’”.

Fãs acreditavam que Val estava bem de saúde em função de um vídeo publicado no Instagram, em fevereiro último, vestindo uma máscara do Batman. Entretanto, os familiares destacam que a filmagem é de anos atrás. A última aparição em evento do artista ocorreu no Thespians Go Hollywood Gala em 2019 com sua filha, Mercedes.

Sobre Val Kilmer

Americano nascido em Los Angeles, Val Kilmer ficou conhecido por uma série de papéis, com destaque às interpretações de Jim Morrison em The Doors (1991), Batman em Batman Eternamente (1995) e Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun (1986) e Top Gun: Maverick (2022). Outros trabalhos incluem Tombstone (1993), Amor à Queima-Roupa (1993) e Fogo Contra Fogo (1995), além da estreia Top Secret! (1984).

Antes de sua despedida em Top Gun: Maverick (2022), Val ainda trabalhou em uma série de obras, a exemplo de The Birthday Cake (2021), Jogando Sujo (2020) e Boneco de Neve (2017). Ele deixa dois filhos adultos: Mercedes e Jack, ambos frutos de uma relação com Joanne Whalley, colega de elenco de Willow (1988)

+++ LEIA MAIS: Val Kilmer: 10 filmes essenciais para (re)descobrir a carreira do ator
+++ LEIA MAIS: Val Kilmer precisou de terapia para deixar papel de Jim Morrison
+++ LEIA MAIS: Val Kilmer nos deu a melhor cena tiroteio do faroeste moderno
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram