Em carta assinada por nomes renomados do cinema, os cineastas pediram à Academia para reverter decisão de não premiar as categorias ao vivo no Oscar 2022
Influentes cineastas, figurinistas, produtores, compositores e vencedores do Oscar se uniram para enviar uma carta à Academia questionando a decisão de premiar oito categorias antes da cerimônia ao vivo. A petição obtida pela Variety compactua com as críticas feitas à premiação após a mudança.
Na carta aberta enviada ao presidente da Academia David Rubin, mais de 70 nomes renomados de Hollywood - incluindo James Cameron, Guillermo del Toro, Kathleen Kennedy e John Williams - pediram à Academia “nos termos mais fortes possíveis” para reverter a decisão de distribuir oito estatuetas do Oscar antes do início da transmissão de 27 de março.
Ver essa foto no Instagram
“Ofícios artísticos essenciais, como trilha sonora, edição de filmes, design de produção, maquiagem, penteado e som, sempre merecerão o mesmo respeito e reconhecimento de ofícios como atuação, direção e efeitos visuais,” diz a carta.
O texto continua: “Diminuir qualquer uma dessas categorias individuais na busca de classificações e lucros de curto prazo causa danos irreparáveis à posição da Academia como árbitros imparciais e administradores responsáveis dos prêmios mais importantes da nossa indústria.”
“Buscar novas audiências tornando a transmissão mais divertida é um objetivo louvável e importante, mas isso não pode ser alcançado rebaixando os próprios ofícios que, em suas expressões mais marcantes, tornam a arte do cinema digna de celebração,” conclui a carta.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou em 22 de fevereiro que oito categorias da 94ª edição do Oscar serão entregues aos vencedores antes da transmissão do evento na TV e não serão disponibilizadas ao vivo para o público.
As categorias em questão são: Melhor Documentário em Curta-Metragem, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Cabelo e Maquiagem, Direção de Arte, Curta-Metragem em Animação e Curta-Metragem em Live-Action. Segundo o anúncio, a decisão foi tomada para encurtar o evento, torná-lo mais agradável e obter melhor audiência.
Além dos artistas que assinaram a carta, Steven Spielberg, veterano na premiação e integrante do Conselho de Governadores da Academia, reprovou a mudança em entrevista ao Deadline: “Discordo da decisão do comitê executivo. [...] Todos nós fazemos filmes juntos, nos tornamos uma família em que um ofício é tão indispensável quanto o outro.”
+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os atores indicados pela primeira vez?
O Oscar 2022 está previsto para ocorrer em 27 de março, às 22h. A cerimônia será apresentada pela atriz vencedora do Emmy Tracee Ellis Ross, conhecida pela sitcom Black-ish (2015), junto do comediante Leslie Jordan, astro de Will e Grace(1998). O prêmio será transmitido pelo canal oficial da Academia no Youtube e terá cobertura nos outros portais da instituição.
Os indicados a Melhor Filme, uma das categorias mais aguardadas da noite, são: Belfast, No Ritmo do Coração, Não Olhe Para Cima, Drive My Car, Duna, King Richards: Criando Campeãs, Licorice Pizza, O Beco do Pesadelo, Ataque dos Cãese Amor, Sublime Amor.
Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?
- Drive My Car
- No Ritmo do Coração
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
- Licorice Pizza
- King Richard: Criando Campeãs
- Belfast
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Não Olhe Para Cima
+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação
+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda
+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]