Oscar 2022: Veterano, Steven Spielberg é única pessoa com indicações em 6 décadas diferentes; entenda
Steven Spielberg superou recorde de Martin Scorsese com indicação de Melhor Diretor no Oscar 2022
Dimitrius Vlahos (Sob supervisão de Yolanda Reis)
Steven Spielberg conseguiu feito inédito com indicação ao Oscar de Melhor Diretor em 2022. O cineasta é o primeiro a ser indicado à categoria em seis décadas diferentes, segundo O Globo. Neste ano, concorre por Amor, Sublime Amor, filme com Rachel Zegler e Ansel Elgort.
A primeira vez de Spielberg no Oscar foi em 1978, quando a ficção científica Contatos Imediatos do Terceiro Grau ganhou reconhecimento da academia. O diretor seguiu com trabalhos no gênero e recebeu duas indicações nos anos 1980, com E.T. (1982) e Os Caçadores da Arca Perdida (1981).
Nos anos 1990, o ator conseguiu duas indicações e repetiu o feito da década anterior. A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998) levaram o diretor à principal cerimônia do cinema com a temática da guerra.
Munique (2005) foi o único concorrente de Spielberg nos anos 2000. Na década passada, o cineasta conseguiu a indicação com o drama Lincoln (2012). Ao ser indicado este ano, superou Martin Scorsese – com indicações em cinco décadas diferentes.
Outro número impressionante de Steven são as indicações à Melhor Filme. O diretor soma 11, enquanto o segundo colocado na lista, Scott Rudin, foi indicado nove vezes.
Oscar 2022
O Oscar 2022 acontece em 27 de março e a lista de indicados foi divulgada pela premiação nesta terça, 8. Entre os maiores sucessos estão Belfast, Ataque dos Cães, Drive My Car, Licorice Pizza, Amor, Sublime Amor e Duna. Confira a lista completa aqui.
Ver essa foto no Instagram