Oscar 2023 quebra 'zica' de Coringa na premiação; entenda

The Batman, que conta com uma versão do Coringa, foi indicado a 3 categorias do Oscar 2023

Redação

Publicado em 13/03/2023, às 00h54 - Atualizado em 15/03/2023, às 19h00
Cenas de The Batman (Foto: Reprodução/Warner Bros.)
Cenas de The Batman (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Desde que Warner Bros. assumiu os filmes do Batman (Greenlawn Productions produziu Batman - O Homem Morcego em 1966), todos os filmes live-action com participação do Coringa ganharam uma estatueta do Oscar. Porém, isso acabou em 2023.

Indicado a três categorias (Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem e Penteados), The Batman teve uma breve aparição do personagem, interpretado por Barry Keoghan nesta nova versão, por mais que em nenhum momento ele tenha sido citado como "Coringa" por algum personagem.

+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Os vencedores da 95ª edição da premiação

Em Melhor Som, The Batman perdeu para Top Gun: Maverick; Melhores Efeitos Visuais foi para Avatar: O Caminho da Água e A Baleia venceu Melhor Maquiagem e Penteados. Abaixo, relembre o retrospecto de vitórias do icônico vilão no Oscar:

Todas as vitórias do Coringa da Warner Bros. no Oscar

Em 2020, Coringa, estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Todd Phillips, ganhou duas categorias: Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator. O começo de tudo foi em 1990, quando Batman, comandado por Tim Burton com Jack Nicholson como Coringa, ganhou Melhor Design de Produção

+++LEIA MAIS: Joaquin Phoenix vence Oscar com Coringa porque é o reflexo de uma sociedade louca (e dolorosamente real)

Depois, no Oscar 2009.Batman: O Cavaleiro das Trevas, da trilogia de Christopher Nolan. Heath Ledger interpretou Coringa, o que lhe rendeu o prêmio póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.Melhor Edição de Som também foi um troféu. E, por mais polêmico que Jared Leto tenha sido como Coringa em Esquadrão Suicida, o filme também ganhou Oscar 2017 em Melhor Cabelo e Maquiagem.

+++7 LEIA MAIS: Oscar 2020: Joaquin Phoenix discursa sobre temas urgentes: 'Devemos usar nossas vozes para os que não têm voz'