Oscar 2025: Quem vence o prêmio de Melhor Filme? Relembre os indicados e vote!
97ª edição da maior premiação do cinema, que traz o brasileiro Ainda Estou Aqui entre os concorrentes, acontece no próximo domingo, dia 2 de março
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Publicado em 25/02/2025, às 15h00
No próximo domingo, dia 2 de março, acontece a 97ª cerimônia de premiação do Oscar, a maior honraria do cinema. Neste ano, a celebração é ainda mais especial: Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) e estrelado por Fernanda Torres (Tapas & Beijos), concorre em três categorias e tem grandes chances de conquistar a primeira estatueta dourada para o Brasil.
Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (para Fernanda Torres), a produção ainda concorre na principal categoria do Oscar, a de Melhor Filme, um feito conquistado pelo Brasil uma única vez antes, em 1986, com O Beijo da Mulher-Aranha, de Hector Babenco.
Porém, a disputa não está fácil: títulos como Anora, de Sean Baker(Projeto Flórida), e Conclave, de Edward Berger(Nada de Novo no Front), foram destaques na temporada de premiações e são fortes concorrentes ao prêmio. A seguir, relembre todos os indicados e, em seguida, vote no seu favorito a Melhor Filme no Oscar 2025:
- Ainda Estou Aqui:Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice (Fernanda Torres), mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens (Selton Mello, O Auto da Compadecida 2), ser levado por policiais à paisana e desaparecer.
- Anora:O longa conta a história de Ani (Mikey Madison, Pânico), uma stripper em Las Vegas, que acaba se apaixonando perdidamente pelo filho de um oligarca russo, e acredita que, ao se casar com o jovem, a sua vida irá mudar para melhor.
- O Brutalista:A produção narra a história do arquiteto visionário László Toth (Adrien Brody, O Pianista) e sua esposa, Erzsébet (Felicity Jones, A Teoria de Tudo), que, em 1947, escapam da Europa devastada pela guerra para recomeçar e ajudar a moldar a América moderna. No entanto, a chegada de um cliente enigmático muda radicalmente o curso de suas vidas.
- Um Completo Desconhecido:A cinebiografia retrata a viagem de um jovem Bob Dylan (Timothée Chalamet, Me Chame Pelo Seu Nome) de Minnesota a Nova York para conhecer o cantor Woody Guthrie (Scoot McNairy, Blonde) durante uma apresentação icônica, que aconteceu em 1965 no Newport Folk Festival, quando ele inseriu uma guitarra elétrica em seu show e levou os admiradores do folk à loucura.
- Conclave:O longa acompanha um dos eventos mais secretos e antigos do mundo: a escolha de um novo Papa. Após a morte inesperada do atual pontífice, o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes, A Lista de Schindler) é encarregado de conduzir esse processo confidencial. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições.
- Duna: Parte 2:Na segunda parte da história, Paul (Timothée Chalamet) e a sua mãe, Lady Jessica Atreides (Rebecca Ferguson, O Rei do Show), estão juntos a Chani (Zendaya, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa) e os Fremen, antigos residentes de Arrakis. Juntos, eles planejam reunir um exército de aliados para combater o implacável Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård, Thor: Amor e Trovão).
- Emilia Pérez:Em Emilia Pérez, Zoë Saldaña (Avatar: O Caminho da Água) interpreta uma advogada, que é procurada por um líder de um cartel de drogas, vivido por Karla Sofía Gascón (Rebelde), e recebe a proposta inesperada de ajudá-lo com um plano secreto: tornar-se a mulher que sempre sonhou.
- O Reformatório Nickel: Baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer, O Reformatório Nickel acompanha a amizade entre Elwood (Ethan Herisse, Olhos que Condenam) e Turner (Brandon Wilson, O Caminho de Volta), dois adolescentes negros, que estão sob custódia de um reformatório juvenil na Flórida, nos Estados Unidos dos anos 1960, marcado pela luta pelos Direitos Civis.
- A Substância:O longa narra o declínio da carreira como atriz de Elisabeth Sparkle (Demi Moore, Proposta Indecente), que aceitar experimentar uma droga misteriosa. À primeira vista, a substância possui propriedades extraordinárias, conseguindo replicar células e gerar, temporariamente, uma versão rejuvenescida e aprimorada dela mesma, na forma de Sue (Margaret Qualley, Tipos de Gentileza).
- Wicked:O musical conta a história de duas amigas improváveis, Elphaba (Cynthia Erivo, Harriet), antes de se tornar a Bruxa Má do Oeste, e Glinda (Ariana Grande, Não Olhe Para Cima), a futura Bruxa Boa do Sul, que se tornam melhores amigas, mesmo com personalidades opostas, diferentes pontos de vista e a disputa pelo amor de um mesmo homem.
Oscar 2025: Quem vence o prêmio de Melhor Filme? Vote no seu favorito!
- Ainda Estou Aqui
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- O Reformatório Nickel
- A Substância
- Wicked
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram