PREMIAÇÃO

Oscar 2025: Robert Downey Jr, Cillian Murphy, Emma Stone e Da’Vine Joy Randolph apresentarão prêmios

Cerimônia acontece no dia 2 de março e será comandada pelo comediante Conan O'Brien

Por Kalia Richardson, da Rolling Stone

Publicado em 05/02/2025, às 18h30
Robert Downey Jr., Da'Vine Joy Randolph, Emma Stone e Cillian Murphy (Foto:
Robert Downey Jr., Da'Vine Joy Randolph, Emma Stone e Cillian Murphy (Foto:

Artigo publicado em 5 de fevereiro de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

A 96ª cerimônia do Oscar, em 2024, trouxe momentos no mínimo loucos, como um John Cenaquase nu e uma apresentação musical de Ryan Goslinginspirada no personagem Ken.

Também houve discursos sinceros de Da'Vine Joy Randolph, Cillian Murphy e Robert Downey Jr, que venceram o prêmio pela primeira vez.

Agora, na 97ª edição do Oscar, que acontece no dia 2 de março, os estreantes do ano passado se juntam a Emma Stone — que também saiu vencedora em 2024 — para apresentar uma das cerimônias mais importantes de Hollywood. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o evento.

No Oscar do ano passado, JoyRandolph levou para casa o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante como uma cozinheira de escola em Os Rejeitados, a primeira indicação e vitória para a atriz nascida na Filadélfia. Murphy e Downey Jr também ganharam seus primeiros Oscars, por seus papéis como o físico quântico “Destruidor de Mundos” e o presidente da Comissão de Energia Atômica, respectivamente, no épico Oppenheimer dirigido por Christopher Nolan.

Robert Downey Jr, que já havia recebido indicações ao Oscar por seu papel principal em Chaplin (1992) e papel coadjuvante em Trovão Tropical (2008), atribuiu a vitória à sua "infância terrível" e, mais tarde, à Academia.

“Eu precisava desse emprego mais do que ele precisava de mim”, disse em março de 2024. “Estou aqui diante de vocês e um homem melhor por causa disso.”

Emma Stone ganhou sua segunda estatueta do Oscar, após sua vitória em La La Land (2017), por seu papel como Bella Baxter em Pobres Criaturas. Sua vitória no 96º Oscar provou ser uma surpresa para os fãs, que esperavam que Lily Gladstone fizesse história como a primeira nativa americana a ganhar o Oscar de Melhor Atriz.

A cerimônia de 2025 será apresentada por Conan O'Brien. Embora seja sua primeira vez comandando a premiação de Hollywood, ele já atuou na função no Emmy em 2002 e 2005.

+++LEIA MAIS: Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" devem vencer o Oscar, diz revista