PREMIAÇÃO

Oscar 2025: A reação de Marcelo Rubens Paiva ao prêmio de Ainda Estou Aqui

Filho de Eunice e Rubens Paiva e autor do livro que inspirou o filme, escritor se pronunciou pela primeira vez após a vitória no Oscar

Redação

Publicado em 03/03/2025, às 17h33
Marcelo Rubens Paiva (Foto: Alessandro Levati/Getty Images)
Marcelo Rubens Paiva (Foto: Alessandro Levati/Getty Images)

No Oscar, o filme Ainda Estou Aqui fez história ao conquistar o primeiro prêmio dado a uma produção brasileira após 97 edições da cerimônia.

Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que se envolve em uma busca por esclarecimentos e justiça após o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), ser sequestrado por policiais durante a ditadura militar.

Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui foi escolhido como o Melhor Filme Internacional e também concorreu em outras duas categorias: Melhor Filme e Melhor Atriz com Fernanda Torres. Em ambos os casos, acabou superado por Anora, que rendeu a Mikey Madison o prêmio de atuação.

As primeiras reações de Marcelo Rubens Paiva ao Oscar

Em sua primeira aparição após o anúncio dos vencedores, o autor do livro que inspirou o filme contou como a família reagiu à premiação. “Comemoramos, gritamos, choramos", disse em um vídeo direcionado a Walter Salles. Marcelo Rubens Paiva ainda parabenizou o diretor e o elenco do filme, e destacou a importância do Oscar para o cinema nacional.

A primeira coisa que pensei foi ‘viva o cinema’. Tomara que mais filmes apareçam sobre as nossas histórias. Tantas personagens importantes para a gente retratar. Tantos períodos conturbados importantes que a gente não pode deixar de falar. Escravização, massacres indígenas, chegada dos europeus, os bandeirantes, revolta da Chibata, Guerra do Paraguai. Tem tanta história para a gente contar. Tomara que esse filme seja o começo de um movimento brasileiro, de a gente reabrir os nossos arquivos, nossas memórias e registrar para sempre. Para que o Brasil consiga ver, se ver, e se enxergar em uma tela de cinema.”

O filho de Eunice e Rubens Paiva também compartilhou, no Instagram, uma foto dos pais. Na publicação, Selton Mello escreveu: “Te amo e dar vida ao seu pai foi uma das coisas mais f*das que vivi na minha profissão❤️”

+++LEIA MAIS: Quando estreia Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar, nas plataformas digitais?

+++LEIA MAIS: Oscar 2025: Veja os melhores e piores momentos durante a cerimônia

+++LEIA MAIS: Com Ainda Estou Aqui, Brasil faz história no Oscar 2025; confira os vencedores