Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / Reconhecimento

Oscar convida as brasileiras Maeve Jinkings e Juliana Rojas para serem votantes

Ao todo, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou entrada de 487 novos artistas para votarem nos indicados ao Oscar

Maeve Jinkings (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images) e Juliana Rojas (Foto: Andreas Rentz/Getty Images)
Maeve Jinkings (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images) e Juliana Rojas (Foto: Andreas Rentz/Getty Images)

Todo ano após a cerimônia do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas costuma incluir centenas de novos nomes para adicionar na lista de votantes. Em 2024, a instituição anunciou cerca de 500 novas pessoas na lista, como as brasileiras Maeve Jinkings e Juliana Rojas.

Vale lembrar como Maeve Jinkings é atriz de filmes como Pedágio, um dos melhores filmes nacionais de 2023, O Som ao Redor (2012) e Carvão (2022). Já Juliana Rojas se destacou como diretora de longas como As Boas Maneiras (2017) e Sinfonia da Necrópole (2014). Ao todo, foram oito brasileiros adicionados à Academia do Oscar:

  • Maeve Jinkings - atores
  • Juliana Rojas - diretores
  • José Joffily (Sinfonia de um Homem Comum) - documentários
  • Jorge Bodansky (Amazônia, a Nova Minamata?) - documentários
  • Carlos Segundo (Big Bang) - animação
  • Plínio Profeta (Medida Provisória) - música
  • Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico) - produtores
  • Tatiana Leite (Regra 34) - produtores

+++LEIA MAIS: Quando começam as gravações de Batman 2? Ator responde

Além disso, a Academia incluiu diversos artistas vencedores de estatuetas do Oscar 2024, como James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek (designers de produção de Pobres Criaturas), Da’Vine Joy Randolph (atriz coadjuvante de Os Rejeitados), Tatsuji Nojima, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Takashi Yamazaki (time de efeitos visuais de Godzilla Minus One), etc.

Em declaração à imprensa (via Variety), o CEO Bill Kramer e presidente Janet Yang falaram sobre as adições. "Nós estamos empolgados de dar as boas-vindas ao time deste ano de novos membros da Academia. Esses talentosos artistas e profissionais de todo o mundo tiveram um impacto significante na nossa comunidade de cinema," afirmaram.

+++LEIA MAIS: Quando estreia Shrek 5? Eddie Murphy tem um palpite