Às vésperas da 95ª edição da aguardada premiação, separamos as produções que mais conquistaram estatuetas no Oscar; confira
Alguns dos maiores nomes do cinema internacional irão se encontrar no próximo domingo, 12, durante a 95ª edição do Oscar. Uma das noites de gala mais aguardadas na indústria, a premiação promete selecionar os melhores filmes, produtores e artistas de 2023.
Início de uma tradição que segue relevante mesmo tantas décadas depois, a primeira cerimônia do Oscar aconteceu em maio de 1929 e durou algo em torno de 15 minutos. Naquele dia, cerca de 270 pessoas se reuniram para celebrar o trabalho dos 15 artistas premiados com as clássicas estatuetas douradas, em um jantar privado em Hollywood.
+++LEIA MAIS: Oscar 2023: mulheres são ignoradas na categoria de Melhor Diretor
De lá para cá, mais de 3 mil Oscars foram entregues para diferentes nomes da indústria cinematográfica, desde atores e diretores, até compositores e produtores de efeitos visuais. Mas, afinal, quais são as produções mais premiadas na história do evento?
É interessante pontuar que, enquanto, para a Academia, sucesso de bilheteria não é sinônimo de qualidade, as maiores produções do Oscar também são grandes preferidas dos fãs. Confira os cinco filmes mais premiados pela Academia:
Dirigido por Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, o sucesso foi indicado em 13 categorias, conquistando 10 delas — além de dois prêmios honorários. Entre os prêmios entregues ao longa estão as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, para Vivien Leigh, e Melhor Atriz Coadjuvante, para Hattie McDaniel.
Sucesso também no Globo de Ouro, o filme foi indicado a 11 categorias no Oscar de 1962. Destas, a equipe do longa garantiu 10 estatuetas, incluindo de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, para George Chakiris, Melhor Atriz Coadjuvante, para Rita Moreno, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
Conclusão da trilogia escrita por J. R. R. Tolkien, o longa venceu todas as 11 categorias nas quais concorreu no Oscar de 2004. Além das estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado, o sucesso ainda conquistou os prêmios de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original, com “Into the West”, entre outros.
No Oscar de 1960, o épico norte-americano ganhou 11 das 12 categorias as quais fora indicado. Entre elas estavam as aguardadas estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, para Charlton Heston, e Melhor Ator Coadjuvante, para Hugh Griffith.
+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Onde assistir os filmes indicados à 95ª edição da premiação?
Provavelmente o título mais previsível desta lista, Titanic fez história no Oscar de 1998. Naquele ano, o longa levou para casa 11 das 14 estatuetas pelas quais estava concorrendo. Além do Oscar de Melhor Canção Original pelo clássico “My Heart Will Go On”, Titanic ainda conquistou os renomados prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção, entre outros.