PREMIAÇÃO

Oscar será transmitido pelo YouTube a partir de 2029

Maior premiação do cinema sai da TV e aposta no alcance global da plataforma do Google até 2033

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Oscar será transmitido gratuitamente pelo YouTube a partir de 2029-57005228 (Vince Bucci/Getty Images)

O Oscar, principal premiação da indústria cinematográfica mundial, terá uma nova casa a partir de 2029. A cerimônia passará a ser transmitida com exclusividade pelo YouTube, segundo anúncio feito pelas redes oficiais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O acordo firmado tem validade até 2033 e contempla os direitos globais de transmissão, que deixam de ser vinculados à televisão tradicional para integrar o ecossistema digital da plataforma pertencente ao Google. Até 2028, no entanto, o Oscar segue sendo exibido pela rede norte-americana ABC, parceira histórica da premiação. No Brasil, a transmissão é feita pela HBO Max e pela TNT.

Segundo Bill Kramer e Lynette Howell Taylor, CEO e presidente da Academia, a mudança reflete o caráter cada vez mais internacional do evento. “A Academia é uma organização global, e essa parceria vai nos permitir expandir o acesso ao nosso trabalho para a maior audiência possível”, afirmaram em comunicado conjunto.

Ainda de acordo com a entidade, a colaboração com o YouTube deve abrir espaço para novas formas de engajamento, conteúdos complementares e maior acesso ao acervo histórico da premiação. “Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e oferecer acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”, destacaram.

LEIA TAMBÉM: Globo de Ouro chega ao Brasil em 2026

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: oscar, YouTube