RELANÇAMENTO

‘Paris, Texas’, de Wim Wenders, reestreia nos cinemas remasterizado em 4K

Vencedor da Palma de Ouro em 1984, longa reestreia cópia exibida em Cannes, com distribuição da O2 Play

Redação

'Paris, Texas', de Wim Wenders, reestreia nos cinemas brasileiros remasterizado em 4K (Divulgação/O2 Play)

Paris, Texas, do diretor alemão Wim Wenders (Asas do Desejo), reestreia a partir desta quinta-feira (25) nos cinemas brasileiros em uma versão restaurada em 4K com distribuição da O2 Play. A estreia mundial da versão aconteceu em Cannes 2024, como parte da mostra Cannes Classics.

Considerado o filme mais popular e internacionalmente bem-sucedido de Wim Wenders, Paris, Texas comemora 80 anos em 2025. Aclamado pela crítica, recebeu uma série de prêmios internacionais importantes, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984.

Qual é a história de Paris, Texas?

O filme conta a história de Travis (Harry Dean Stanton, Lucky), um homem que é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a se recordar de sua vida e é acolhido pelo irmão Walt (Dean Stanton), que vive com sua esposa Anne (Aurore Clément).

Juntos, eles também cuidam de Hunter (Hunter Carson, Invasores de Marte), o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem saí em busca de sua ex-esposa Jane (Nastassja Kinski, Tess).

Restauração em 4K

A restauração digital do filme foi realizada em 2024. O negativo original de 35 mm foi digitalizado em 4K no L’Immagine Ritrovata, em Bolonha, com apoio financeiro do CNC. A restauração e a correção de cores ocorreram na Basis Berlin Postproduktion, com o apoio da Chanel e do German Film Heritage Funding Program (FFE). Assista ao trailer:

LEIA TAMBÉM: ‘Manas’ é selecionado para representar o Brasil na 40ª edição dos Prêmios Goya, o ‘Oscar espanhol’

TAGS: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Paris Texas, Wim Wenders