SALVADOR DA PÁTRIA

Pedro Pascal substitui Joaquin Phoenix em romance LGBT+ de Todd Haynes

‘De Noche’ volta aos trilhos após saída abrupta de Phoenix em 2024 e promete emocionar o público: ‘Testemunho do poder inexplicável do desejo e do amor’

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Pedro Pascal
Pedro Pascal (Foto: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic)

Em agosto de 2024, a produção do filme De Noche, de Todd Haynes, foi paralisada abruptamente quando Joaquin Phoenix (Coringa), que interpretaria um dos protagonistas, abandonou o projeto apenas cinco dias antes das gravações. O futuro do longa ficou em suspenso — até agora. Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, Pedro Pascal confirmou que assumirá o papel deixado por Phoenix no romance gay. O ator brasileiro contracena com Danny Ramirez, o Falcão do Universo Marvel, que já foi seu colega de elenco em The Last of Us (2025).

O motivo da saída de Phoenix nunca foi esclarecido, mas rumores sugerem que ele desistiu do papel devido ao conteúdo erótico do longa (via AdoroCinema). Na época, o título foi engavetado, pois o ator era essencial para atrair investidores e inclusive contribuiu para o desenvolvimento do roteiro. Caso o projeto fosse cancelado oficialmente, o prejuízo esperado estava na casa dos sete dígitos.

Qual é a história de De Noche?

O longa, dirigido por Todd Haynes (Segredos de Um Escândalo), acompanha o relacionamento intenso entre um detetive (Pascal) e um jovem professor (Ramirez) nos anos 1930. Em um momento político conturbado, o casal é forçado a fugir de Los Angeles para o México.

“Esta história, com Pedro Pascal e Danny Ramirez nos papéis principais, surge de uma era — muito relevante para a nossa — de corrupção, exploração racial e terror global”, disse Haynes à Variety. “Mas emerge como um testemunho do poder inexplicável do desejo e do amor para sobreviver e superar até mesmo as barreiras humanas mais incapacitantes”.

Quem financia o longa é a MK2 Films, produtora francesa independente responsável pelos indicados ao Oscar Valor Sentimental, de Joachim Trier, O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Foi Apenas um Acidente, de Jafar Panahi.

Fionnuala Jamison, diretora-geral da MK2 Films, comentou que “poucos cineastas se conectam com o público tão fortemente quanto Todd Haynes“, citando a repercussão duradoura de longas como Carol (2015), que recebeu seis indicações ao Oscar 2016, e Longe do Paraíso (2002), que recebeu quatro.

De Noche carrega esse mesmo poder e, com a Killer Films e um elenco notável liderado por Pedro Pascal, é um projeto excepcional do qual nos orgulhamos de fazer parte e compartilhar com os compradores”, afirmou Jamison.

Em 2025, Pascal provou sua versatilidade nas telonas com a comédia romântica Amores Materialistas, de Celine Song, o thriller de faroeste moderno Eddington, de Ari Aster, e a aventura de super-heróis Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.

Ramirez, por sua vez, é mais conhecido por seu papel como Joaquin Torres, o Falcão em Capitão América: Admirável Mundo Novo, e também estrelou em Top Gun: Maverick (2022).

Haynes escreveu o roteiro com seu colaborador de longa data, Jon Raymond (Mildred Pierce, Carol). De Noche tem previsão para iniciar as gravações em março de 2026.

+++ LEIA MAIS: Todd Haynes, pioneiro do movimento New Queer Cinema, terá mostra gratuita no CCBB-SP

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Danny Ramirez, De Noche, Joaquin Phoenix, pedro pascal, todd haynes